Num destes dias de sol de fevereiro aceitei o convite do Paladar da Guia para conhecer o espaço e provar algumas das propostas da carta durante o almoço. Restaurante situado na Casa da Guia, em Cascais, começa logo por encantar com a bela vista que tem para o mar. Tendo em conta o calor agradável que se sentia, optei por ficar pela esplanada (ainda que a sala interior tivesse uma decoração convidativa).
Uma análise à carta permitiu perceber, desde logo, que a inspiração deste restaurante era a cozinha tradicional portuguesa. O chef João Pereira explica que, apesar das raízes lusitanas, há também novidades, uma vez que assumiu a missão de conferir um toque de modernidade a este menu.
Aceito as sugestões do chef e inicio uma aventura gastronómica. O início, como não poderia deixar de ser, é o couvert (4 euros). Afinal, uma casa portuguesa tem de ter pão à mesa, como diz a música. Esta apresentação inicial é constituída por uma bolinha, broa de mel, bolo de caco, manteiga aromatizada com ervas e azeite com vinagre balsâmico.
Como entrada, três sugestões. Primeiro um tártaro de salmão (14 euros) confecionado com guacamole, pepino, um toque de pimento e beterraba desidratada. Delicioso, fresco e com uma mistura de sabores perfeita. Depois, camarão de espinho (10 euros por cada 100 gramas), apetitoso e cozido apenas com uma pedra de sal. Em terceiro lugar, pastéis de bacalhau (2.5 euros a unidade), quentes, estaladiços por fora e suaves por dentro, uma receita que atravessa gerações e continua a ser um sucesso.
Para os pratos principais, houve oportunidade para degustar de verdadeiras surpresas. O caril de camarão (17.50 euros) vem acompanhado por arroz solto e lascas de ananás, num conjunto de sabores intensos, mas sem ser em demasia. O polvo à lagareiro (16.50 euros) estava macio e era acompanhado por batata a murro, tudo assado no forno. O bife da vazia (25 euros) , maturado em 30 dias, é confecionado na chapa com flor de sal dos himalaias e faz as delícias dos apreciadores de carne. O magret de pato com risoto de cogumelos shitake (25 euros) seduz pela combinação de sabores, que culmina num toque de compota de framboesa. Cada porção apresentada é não só apetitosa, como bastante generosa.
Para rematar esta viagem, uma sobremesa. Aceito a sugestão de fondant de abóbora com gelado de nata (6.50 euros), uma sugestão cremosa, que contrasta o quente do bolinho com o frio do gelado, assim como a maciez da massa com o crocante da noz que está a acompanhar.
Na saída, ficamos a saber que a tradição não está apenas na carta do Paladar da Guia. Desde dia 10 deste mês que o restaurante recebe noites de fado todas as quintas-feiras, a partir das 21 horas. Uma forma de dinamizar o espaço, apoiar a cultura e proporcionar uma refeição ou noite ainda mais animada.
Morada: Casa da Guia – Avenida Nossa Senhora do Cabo 101, Cascais
Reservas e informações: Tel: +351 910 051 303 |E-mail: paladardaguia.reservas@gmail.com
Horário: Quinta a Terça-Feira | 11H00 – 00H00
A experiência retratada neste artigo aconteceu a convite da marca e o texto reflete a opinião pessoal dos autores.