Os vegetais que dão ótimas chips:
BETERRABA
Queira ou não retirar a casca, lembre-se que é aconselhável arranjar umas luvas para não ficar com a mão tingida de roxo durante dias. Ficam ótimas só temperadas com azeite e sal.
BATATA-DOCE
Se não vai retirar a casca convém lavar bem antes de cortar em rodelas. Combina bem com orégãos, cominhos, tomilho, alecrim.
COUVE
Corte as folhas da couve em pedacinhos com o mesmo tamanho. Além do azeite e sal, também pode polvilhar com queijo parmesão ralado.
CENOURA
Como é doce, pode simplesmente temperar com azeite e uma pitada de sal, para sentir um sabor contrastante.
CURGETE
Além de ser ótima grelhada, este vegetal resulta bem em chips temperado com azeite, sal, alho em pó e queijo parmesão ralado.
CONFEÇÃO
1. Corte os vegetais que escolher em rodelas bem fininhas com uma mandolina.
2. Pré-aqueça o forno (150ºc).
3. Muito importante este passo: envolver as fatias finas em papel de cozinha para absorver bem a humidade, durante 15 minutos sensivelmente.
4. Forre um tabuleiro com papel vegetal e espalhe as rodelas de vegetais.
5. Agora sim, depois de estarem bem secas, pode temperar: pincele-as com azeite e polvilhe com sal (cuidado com os exageros…) e com outras ervas e especiarias a gosto.
6. Leve ao forno até ficarem douradas e crocantes (pode ir de 30 a 60 minutos).
Como fazer chips de vegetais
Vegetais crocantes e saudáveis para quem não tem os aparelhos da moda (as airfryer) e tem de confiar no forno lá de casa. O segredo está nos temperos.