Uma das mais antigas livrarias portuguesas, e uma das mais emblemáticas e visitadas do mundo, muitas vezes considerada a mais bonita do planeta, marca presença nos últimos dias da 82ª edição Feira do Livro de Madrid com o mote “A livraria mais bonita do mundo tem uma relação de amor com Espanha, ou ¡Te quiero España! [Amo-te Espanha!].”
Com o apoio do Turismo de Portugal e da Embaixada de Portugal em Madrid, no dia 10 de junho a Livraria Lello invade o recinto da Feira do Livro de Madrid, no Parque do Retiro, com uma manifestação sobre este amor mútuo entre Porto e Portugal, Madrid e Espanha, e entre a Livraria Lello e o público espanhol.
Com esta iniciativa, a Livraria Lello assume o seu amor por Espanha publicamente em cerca de meia centena de locais espalhados por Madrid, sobretudo os que circundam o recinto da feira, tendo como protagonistas desta declaração de amor dois dos maiores vultos da literatura dos dois países: Camões e Cervantes. São também dois dos autores que fazem parte da coleção de clássicos editados pela Livraria Lello em vários idiomas, incluindo o espanhol, e que todos os dias centenas de leitores levam para suas casas após a visita à Livraria Lello.
Sobre a Livraria Lello
A Livraria Lello é, desde 1906, ano em que foi fundada, um edifício emblemático com um espaço arquitetónico único, um saber livreiro acumulado que molda a experiência de quem a visita e de quem a lê. Um dia-a-dia feito de sonhos e de concretização. Determinação, audácia, espírito de conservação da história, mas de descoberta de novas abordagens, em prol da cultura, do livro e das letras, colocando o Livro no centro de toda a sua atuação, e perpetuando uma atitude de absoluto arrojo, partindo dele para uma intervenção bem mais vasta, em toda a área cultural, e perseguindo a sua principal missão: pôr o mundo inteiro a ler.
A Livraria Lello estabelece desde há muitos anos e diariamente compromissos com a Comunidade e com o Mundo. O número 144 da Rua das Carmelitas, no Centro Histórico da cidade do Porto, em Portugal, recebe milhares de visitantes curiosos em conhecer o já quase Monumento Nacional.