Os portugueses já marcaram no calendário as datas internacionais do Black Friday e da Ciber Monday, mas antes, a 20 de outubro, ainda há tempo para celebrar o Dia de Compras na Net. Para todos os que se preparam para aproveitar esta oportunidade, o OLX, plataforma especializada na compra e venda de produtos e serviços na Internet, dá alguns conselhos para comprar online em segurança.
Antes da compra, é essencial que o comprador se certifique que o site em que está comprar é confiável, seguro e conhecido. Devem procurar-se avaliações e opiniões de outros clientes para verificar a reputação do site e verificar se este possui uma conexão segura (cadeado na barra de endereço), especialmente antes de inserir as suas informações pessoais ou de pagamento.
Deve manter-se atualizado o software do dispositivo onde se realiza a compra, para mantê-lo protegido contra possíveis ameaças online. Antes da compra, é também importante consultar as Políticas de Privacidade, Devoluções e Garantia, essenciais para proteger o comprador. Desta forma, é possível saber de antemão se é possível devolver ou trocar o artigo, confirmando também qual o período de garantia após a compra, caso seja aplicável.
Naturalmente que fazer uma boa pesquisa, para comparar produtos e preços, pode fazer toda a diferença na hora de realizar a melhor compra.
Durante a compra online, é imprescindível confirmar os detalhes do que se compra, incluindo o cesto de compras, valores finais, portes de envio, além do local e data de entrega. É aconselhado evitar o Wi-Fi Público para executar pagamentos, bem como ter em atenção possíveis pop ups ou links para sites externos que apareçam, além de ter atenção às informações pessoais que se disponibiliza e não partilhar nenhum tipo de informação bancária com terceiros.
Caso a compra seja num marketplace, toda a comunicação estabelecida entre o vendedor e o comprador deve realizar-se sempre na plataforma, para evitar situações de possível fraude. Sempre que se sentir algum tipo de ameaça, deve-se contactar a equipa da marca em questão para que se possa receber todo o apoio necessário e conselhos de como se deve proceder.
Após a compra, o consumidor deve guardar os registos de todas as transações, confirmações de compra e recibos, caso seja necessário futuramente.
A iniciativa do “Dia de Compras na Net”, promovida anualmente pela Associação da Economia Digital (ACEPI), existe com o objetivo de estimular a economia digital em Portugal, aumentar a confiança nas compras online e demonstrar as potencialidades da internet no geral aos consumidores.