
DELICIOSO CHILI VEGETARIANO
serve 4
2 cebolas roxas
2 batatas‑doces (250 g cada)
3 pimentos de cores variadas
4 tomates maduros grandes
azeite
1 c. de chá de sementes de cominhos
1 c. de chá de paprica fumada
4 dentes de alho
1 limão
1 lata de 400 g de feijão‑branco
molho de malagueta
250 g de arroz negro
1 ramo de hortelã (30 g)
4 tortilhas de farinha pequenas
4 c. de sopa de iogurte natural
1. Pré‑aqueça um grelhador em lume forte. Descasque as cebolas, lave as batatas‑doces e retire as sementes aos pimentos.
2. Corte um pedaço pequeno de cada um destes legumes e reserve‑os juntamente com um tomate (irá usá‑los mais tarde para fazer o molho).
3. Corte grosseiramente os legumes restantes em pedaços de 4 cm, corte os tomates restantes ao meio e grelhe tudo.
4. Deite uma colher de sopa de azeite numa caçarola grande e salteie os cominhos e a paprica em lume brando.
5. Descasque os dentes de alho, pique‑os grosseiramente e adicione‑os à caçarola, polvilhando com a casca do limão finamente ralada e adicionando os legumes grelhados à medida que estiverem prontos, mexendo com frequência.
6. Adicione o feijão (incluindo o líquido da lata), 1 lata e meia de água e cerca de uma colher de sopa de molho de malagueta (ou a seu gosto).
7. Tempere com sal marinho e pimenta‑preta e deixe ferver em lume brando durante 30 minutos, ou até ter engrossado e reduzido.
8. Entretanto, coza o arroz num tacho com água a ferver, temperada com sal, de acordo com as instruções da embalagem.
9. Pique finamente 2 pés de hortelã juntamente com os legumes reservados para o molho, envolva tudo com o sumo do limão e retifique os temperos com sal e pimenta.
10. Aqueça as tortilhas no grelhador e misture uma boa colherada de molho de malagueta no iogurte. Sirva a feijoada com o arroz negro, o molho, o iogurte e as tortilhas, e polvilhe com as folhas de hortelã. Deleite‑se.
*******************************************************************************************

SOPA DE CHEROVIA APETITOSA
serve 4
800 g de cherovias
1 cebola
2 dentes de alho
1 pedaço de gengibre com 5 cm
azeite
1 c. de chá de sementes de cominhos
Garam masala
200 g de lentilhas vermelhas
4 poppadoms prontos a cozinhar
1,5 l de caldo de legumes
4 c. de sopa de iogurte natural
4 pés de coentros frescos
Opcional: óleo de malagueta
1. Pré‑aqueça o forno a 180 °C/gás 4.
2. Reserve 2 cherovias. Descasque a cebola, corte‑a grosseiramente com as restantes cherovias (com a casca) e pique finamente os dentes de alho e o gengibre previamente descascados.
3. Coloque as cherovias e a cebola num tacho grande, em lume médio, com 1 colher de sopa de azeite, tape e deixe refogar durante 20 minutos, ou até estarem bem douradas, mexendo de vez em quando.
4. Adicione o alho e o gengibre, espalhe por cima as sementes de cominhos, 1 colher de chá de garam masala e as lentilhas, e deixe cozinhar durante mais 5 minutos.
5. Adicione os poppadoms grosseiramente partidos e o caldo de legumes, e deixe cozinhar em lume brando durante 20 minutos, deslassando com um pouco de água, se necessário.
6. Entretanto, com um descascador, lamine as cherovias reservadas em tiras, até ao centro lenhoso (deite fora esta parte), escalde‑as em água a ferver durante 30 segundos, escorra‑as e enxugue‑as.
7. Tempere‑as com sal marinho, disponha‑as numa camada única em duas assadeiras untadas com azeite e leve ao forno durante 15 minutos, ou até estarem douradas e estaladiças.
8. Em seguida, prove a sopa e retifique os temperos, misture o iogurte e distribua pelas tigelas aquecidas.
9. Polvilhe com as folhas de coentros e um pouco de garam masala e disponha por cima as cherovias estaladiças. Se desejar, regue com um fio de óleo de malagueta, para aquecer o palato.
*************************************************************************************************

PAD THAI VEGETARIANO
serve 2
150g de noodles de arroz
óleo de sesamo
20 g de amendoins sem sal
2 dentes de alho
80 g de tofu macio
molho de soja sem sal
2 c. de sopa de pasta de tamarindo
2 c. de sopa de molho doce
de malagueta
2 limas
1 chalota
320 g de legumes crocantes (espargos, brocolos‑de‑rama, couve pak choi, milho
baby)
80 g de rebentos de soja
2 ovos grandes
azeite
malaguetas secas em flocos
alface romana
ramo de mistura de manjericao,
hortela e coentros (15 g)
1. Coza os noodles de acordo com as instrucoes da embalagem, escorra‑os,
passe‑os por agua fria da torneira e envolva‑os com 1 colher de cha de oleo de
sesamo.
2. Toste ligeiramente os amendoins numa frigideira antiaderente, em lume medio, ate estarem dourados, triture‑os bem num almofariz e deite este pó numa tigela.
3.Descasque os dentes de alho e esmague‑os com o tofu ate obter uma pasta. Adicione 1 colher de cha de oleo de sesamo, 1 colher de sopa de molho de soja, a pasta de tamarindo e o molho de malagueta. Depois, esprema por cima metade do sumo das limas e envolva tudo.
4 . Em seguida, descasque a chalota, lamine‑a finamente e coloque‑a na frigideira em lume forte. Arranje os legumes estaladicos, lamine‑os e refogue‑os, sem usar gordura, durante 4 minutos, ou ate estarem levemente tostados (para realcar o travo ligeiramente fumado a frutos secos).
5.Adicione os noodles, o molho, os rebentos de soja e uma boa colherada de agua, envolva tudo sobre o lume durante 1 minuto e distribua pelas tigelas.
6. Limpe a frigideira, deite um fio de azeite, parta os ovos e estrele‑os a gosto, polvilhando‑os com uma pitada de malaguetas em flocos. Arranje a alface, separe as folhas e coloque algumas em cada tigela.
7. Disponha os ovos por cima e polvilhe‑os com as ervas aromaticas e os amendoins triturados. Sirva com quartos de lima para espremer por cima e um pouco mais de molho de soja a gosto.
******************************************************************************************

TAJINE VEGETARIANO MARAVILHOSO
serve 6
1 pitada de açafrão
4 dentes de alho
1 pedaço de gengibre com 4 cm
azeite
1 c. de chá de cominhos moídos
. c. de chá de canela moída
1 c. de chá de ras el hanout
1 c. de sopa de pasta de tomate seco ao sol
2,5kg de legumes variados (beringelas, curgetes, cenouras, tomates-cereja, cebola roxa,
abóbora-manteiga, pimentos)
1 lata de 400g de grão-de-bico
100g de alperces desidratados
1 limão de conserva
300g de cuscuz
ramo de ervas aromáticas
variadas, como endro, hortelã, salsa (15 g)
20g de amêndoas laminadas
1. Coloque o açafrão num recipiente, cubra com 500ml de água a ferver e deixe em infusão.
2. Entretanto, descasque o alho e o gengibre, lamine-os finamente e coloque‑os numa caçarola grande, em lume medio, com 2 colheres de sopa de azeite, os cominhos, a canela e o ras el hanout. Adicione a pasta de tomate, deixe refogar durante alguns minutos, mexendo com frequencia, e depois verta a agua da infusão.
3. Arranje os legumes como for necessario, corte‑os em pedacos grandes e va colocando os pedacos na cacarola. Adicione o grao‑de‑bico (incluindo o liquido da lata), bem como os alperces e o limao de conserva cortados grosseiramente, deitando fora quaisquer carocos, e tempere com sal marinho e pimenta‑preta.
4. Deixe levantar fervura, tape, reduza para lume brando e deixe cozinhar durante 45 minutos, ou ate tudo estar macio, mexendo de vez em quando.
5. Quando os legumes estiverem quase tenros, cubra o cuscuz com agua a ferver, tempere com sal e pimenta, cubra com um prato, deixe‑o absorver a agua durante 10 minutos e depois mexa com um garfo para ficar solto.
6. Arranje as ervas aromáticas, torre as amêndoas e espalhe por cima do tajine e do cuscuz.
Este prato fica delicioso servido com harissa envolvida em iogurte.
************************************************************************************************

A MINHA MOUSSAKA VEGETARIANA
serve 8
40 g de cogumelos porcini desidratados
2 cebolas
8 dentes de alho
azeite
½ pau de canela
1 ramo de orégãos frescos (30 g)
2 c. de sopa de vinagre de vinho tinto
2 beringelas grandes (400 g cada)
1 kg de batatas
2 latas de 400 g de tomates‑chucha de qualidade
200 g de queijo feta
2 ovos grandes
500 ml de leite meio‑gordo
1 noz‑moscada inteira, para ralar
1. Cubra os cogumelos com 500 ml de água a ferver.
2. Descasque as cebolas e os dentes de alho e lamine‑os finamente.
3. Deite 2 colheres de sopa de azeite numa caçarola grande, em lume brando, adicione o pau de canela, deixe refogar durante 1 minuto e, depois, adicione a cebola e o alho laminados.
4. Adicione as folhas de orégãos e o vinagre, tape e deixe cozinhar em lume brando durante 20 minutos, ou até estar macio e levemente dourado, mexendo com frequência.
5. Entretanto, corte as beringelas no sentido longitudinal com 1 cm de espessura e asse‑as em porções num grelhador.
6. Lave as batatas e corte‑as em rodelas com 1 cm de espessura; coloque‑as na caçarola com a água dos cogumelos, reservando‑os. Adicione os tomates esmagados e 1 lata de água e deixe engrossar em lume médio durante 30 minutos, mexendo com frequência.
7. Pré‑aqueça o forno a 200 °C/gás 6.
8. Coloque os cogumelos num liquidificador com metade do queijo feta e os ovos. Adicione o leite e metade da noz‑moscada ralada, e triture tudo até estar aveludado. Retifique os temperos do molho de tomate com sal marinho e pimenta‑preta e, com uma colher, deite metade desta mistura numa forma com 25 cm x 35 cm.
9. Cubra com metade das beringelas, regue com 4 colheres de sopa do molho cremoso e repita o processo, finalizando com o molho restante.
10. Polvilhe com o restante queijo feta desfeito e leve ao forno durante 40 minutos, ou até estar dourada e a borbulhar. Fica deliciosa servida com uma salada de legumes temperada com sumo de limão.
