Não há quem consiga afastar os portugueses da praia nos meses de verão. Esta é a conclusão do estudo “Revolut Travel Report” que mostra que a maioria planeia as suas principais férias durante os meses de agosto (36%) e julho (19%). Setembro, que tem sido visto como o mês predileto para quem quer fugir às enchentes de verão, surge em terceiro lugar no pódio, com 13%. O mês dos arraiais, das sardinhas e das festas de rua é também o preferido de 7,8% dos portugueses inquiridos. Para quem gosta de relaxar com pouca gente à volta, os melhores meses para férias são mesmo os meses de outono: outubro reúne 2,7%, dezembro 2% e novembro 1,4%. 7% dos inquiridos afirmaram não ter planos para fazer férias em 2024.
Apesar de ser uma tradição muito portuguesa – e da qual muitas pessoas não querem abdicar – os europeus também estão a fazer as suas férias grandes durante os meses de verão. Se for de férias em julho e agosto, é provável que se cruze com romenos (60%), búlgaros (57%), polacos (56%) ou gregos (28%). Para aqueles que vão aproveitar os feriados de junho, é provável que encontrem alemães (24%), italianos (23%), austríacos (22%) e suíços (22%), uma vez que estes europeus preferem fazer férias entre os meses de abril e junho.
O que é nacional é bom
Não é segredo que os portugueses gostam de passar as suas férias de verão em Portugal, seja nas praias soalheiras do Algarve, seja a descobrir tesouros no interior ou a explorar parques naturais no norte. 56% confirmam que “o que é nacional é bom” continua a ser verdade, uma vez que preferem passar as suas férias grandes no próprio país. No entanto, 2 em cada 10 pessoas inquiridas também afirmaram que optariam por umas férias na Europa. Sem surpresas, Espanha é o país mais escolhido pelos portugueses (10%), seguido de Itália (4,3%) e França (2,9%). Quando se trata de viajar para fora da Europa, 8,2% admitem fazê-lo este ano e o destino preferido é o Brasil (2,2%).
Fazer férias no próprio país é algo a que os europeus estão habituados – e até planeiam fazê-lo este ano. Quase metade dos europeus inquiridos admite ficar no país. Os croatas (72%) e os gregos (70%) são os que mais preferem ficar “em casa”, enquanto os suíços (21%) e os austríacos (25%) são os que menos o fazem. Quanto aos europeus que preferem sair do país, Itália (5,3%), Grécia (4,4%), Espanha (4,3%), Croácia (2,9%) e França (2,3%) são os destinos preferidos. Para os que querem viajar para fora da Europa, os EUA (0,9%), o Egipto (0,8%) e a Tailândia (0,5%) são os preferidos.
Do tudo incluído às férias culturais – o que fazem os portugueses nas férias?
Não é surpresa que a praia (57%) e as férias com tudo incluído (41%) estejam no topo das preferências dos portugueses, bem como as típicas férias em família (41%). Especialmente se tivermos em conta que a maioria dos inquiridos planeia fazer férias em Portugal. Mas as férias dos portugueses não se resumem apenas à praia. Também gostamos de passar tempo na natureza (9%) e de praticar o “Dolce Far Niente”: 10% planeiam ficar em casa e 7% vão embarcar numas férias de bem-estar.
Apesar disso, somos também pessoas activas que procuram imiscuir-se nas culturas que visitam. Nas férias, os portugueses querem desfrutar da comida e das tradições locais (48%), conhecer os habitantes (20%), assistir a eventos culturais (21%) e ver monumentos e arquitetura (41%). Quando se trata de crianças pequenas, ir para um hotel que ofereça atividades para crianças é o mais popular (11%).
Apesar de sermos um país com uma forte ligação ao desporto, especialmente ao futebol, apenas 1% admite ir de férias para acompanhar algum tipo de evento desportivo (como os Jogos Olímpicos ou o Campeonato de Futebol). Além disso, apenas 4% admitem tirar férias para fazer desporto (como desportos aquáticos ou desportos de inverno).
Enquanto aproveitam o sol e dão um mergulho em águas cristalinas, é possível que os portugueses se cruzem com os seus colegas europeus, uma vez que as suas preferências também são as férias na praia (45%). As férias em família (33%) e as férias na natureza (15%) também estão no pódio. Os fins-de-semana prolongados também parecem ser uma escolha popular (12%), especialmente entre espanhóis (17%), checos (16%) e austríacos (15%). As férias em parques de campismo ou caravanas são populares na Lituânia (25%) e as férias desportivas são especialmente interessantes para os austríacos (17%), suíços (13%) e alemães (11%).