ATUM COM SALADA MARAVILHOSA
1 bom bife de atum
Sal q.b.
Sumo de limão q.b.
200 g de cogumelos Pleurotus
1 chávena de trigo-sarraceno
½ manga
½ molho de coentros
Água q.b.
Sementes de sésamo q.b.
Rúcula q.b.
Alface q.b.
Para o Molho
1/2 manga
Sumo de 1/2 laranja
Azeite q.b.
Sumo de limão q.b.
Folhas de coentros q.b.
Miso branco q.b.
Levedura nutricional q.b.
Cominhos q.b.
Pimenta-preta q.b.
Água q.b.
1.Comece por temperar o bife de atum com sal e umas gotas de sumo de limão. Reserve.
2. Limpe muito bem os cogumelos e grelhe-os apenas com umas pedras de sal em cima de uma chapa quente (grelha ou frigideira). Retire e reserve.
3. Faça agora o molho: num copo onde caiba bem a varinha mágica ou num liquidificador, junte a manga cortada em pedaços, o sumo de laranja, o azeite, o sumo de limão, as folhas de coentros, o miso branco e a levedura nutricional. Triture tudo, adicione os cominhos moídos, a pimenta-preta moída e um pouco de água. Triture novamente.
4. Coza o trigo-sarraceno (para uma medida de trigo, duas de água a ferver com um punhado de sal durante cerca de 10 minutos) e deixe-o arrefecer.
5. Numa taça, combine o trigo, a outra metade da manga cortada comopreferir, os cogumelos grelhados e envolva bem com o molho. Acrescente alguns coentros frescos e reserve até servir.
6. Na chapa, grelhe o bife de atum com sementes de sésamo por cima.
7. Na taça do trigo-sarraceno, acrescente a rúcula e a alface, regue com o restante molho e mexa.
8. Retire o atum da chapa e emprate a seu gosto.
**************************************************************************************
ENTRADINHA COM ESPARGOS
Para o Molho
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sobremesa de levedura nutricional
1 colher de sobremesa de mostarda
Pimenta-preta q.b.
Noz-moscada q.b.
Para a Granola Salgada
1 chávena de flocos de aveia grossos
1 chávena de flocos de milho
Amêndoa q.b.
2 colheres de sopa de sementes de girassol
Sementes de abóbora q.b.
Sal q.b.
1 molho de espargos
Água q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta-preta q.b.
1 burrata
Folhas de coentros q.b.
1. Começamos, naturalmente, pelo molho, que assim fica já pronto e é só usar. Numa taça, e com a ajuda de uma vara de arames, misture o azeite, o mel, a levedura nutricional, a mostarda, a pimenta-preta moída e a noz-moscada. Bata vigorosamente até obter um molho cremoso e homogéneo. Reserve.
2. Passamos agora à confeção da granola salgada. Numa frigideira que possa ir ao forno, larga, combine os flocos de aveia grossos com os flocos de milho, a amêndoa, as sementes de girassol e as sementes de abóbora.
3. Deixe aquecer bem e vá mexendo, apenas com o cabo da frigideira, agitando tudo. Aplique o molho que acabou de preparar, tempere comuma boa pitada de sal e leve ao forno pré-aquecido a 200 ºC, apenas a tostar, durante 15 a 20 minutos.
4. Entretanto, corte os espargos longitudinalmente, retirando-lhes o caule mais rijo. Escalde-os num tacho com abundante água a ferver e retire para uma frigideira com um fio de azeite quente e deixe saltear. Tempere com sal e pimenta, e reserve.
5. Sirva os espargos como base para a burrata, guarnecidos com a granola salgada e umas folhas de coentros frescas. Não se irá arrepender!
*****************************************************************************
SALADA DE PERAS CARAMELIZADAS
3 fatias de pão duro
6 colheres de sopa de manteiga
1 ramo de alecrim
Sal q.b.
Pimenta-preta q.b.
5 peras
6 colheres de sobremesa de açúcar mascavado
Sumo de 1 limão
Vinagre balsâmico q.b.
1 cálice de vinho do Porto
100 g de miolo de noz
4 endívias
Queijo parmesão q.b.
1. Começamos por fazer os nossos croutons com passos simples: cortar o pão duro em cubos pequeninos. Estes serão croutons de frigideira, para simplificar, por isso, numa frigideira larga e alta, amoleça a manteiga com o ramo de alecrim.
2. Assim que a manteiga estiver no ponto, adicione o pão e deixe tostar. Tempere com sal e pimenta-preta moída. Retire para um recipiente e conserve a frigideira, que se assim for, só se suja uma peça de loiça!
3. Entretanto, fatie finamente as peras, com casca, por isso lavadas e descaroçadas. Disponha as peras na mesma frigideira onde tostou o pão e cubra com o açúcar; envolva. Regue com um pouco de sumo de limão, adicione um pouco de vinagre balsâmico e o vinho do Porto, e deixe que
tudo funda, em lume brando, até caramelizar. Retire as peras do tacho € acrescente as nozes. Deixe levantar fervura e retire, conservando todos OS SUCOS.
4. Para empratar, corte as endívias previamente lavadas como preferir e espalhe-as por um prato para fazer caminha. Disponha as peras, os croutons, as nozes e o queijo parmesão ralado, e tempere com pimenta-preta moída.