Um estudo da Universidade da Califórnia, Irvine, revelou que as notificações visuais e sonoras no computador, assim como o hábito de manter o telemóvel próximo com alertas constantes, são fontes frequentes de distração. Esse ambiente de trabalho faz-nos perder o foco repetidamente, aumentando o tempo necessário para concluir tarefas. Por cada interrupção numa tarefa que exige concentração, levamos 23 minutos, em média, para atingir o mesmo grau de foco que tínhamos antes. Como resultado, acabamos estendendo a jornada de trabalho, especialmente quando há prazos apertados a cumprir.
Temos de nos preocupar em manter a concentração para, sobretudo, não prejudicar a nossa vida pessoal, retirando já o pouco tempo livre que nos resta. Quando impomos limites à nossa vida digital, não só melhoramos a nossa atenção, somos mais produtivos como ficamos com mais tempo para fazer coisas que são realmente importantes para nós. Aqui ficam algumas dicas para ajudar a recuperar a concentração:
. Desligue todas as notificações visuais e sonoras de e-mails e pop ups quando está ao computador.
. Quanto ao telemóvel, pode avisar pais e filhos/escola dos filhos que só em caso de algo muito importante acontecer é que devem contatá-la no período de trabalho e desligue todas as notificações de mensagens – com exceção dessas – enquanto está a trabalhar.
. Avise os seus amigos e familiares que só responde a mensagens e e-mails quando sair do trabalho. Não somos obrigados a estar disponíveis a todo o momento.
. Ponha o telemóvel noutra divisão ou então com o ecrã para baixo para não se distrair com a luz que é ativada cada vez que há notificações. Assim já não se sente tentada a ver o que foi e quem foi.
. Não permita as notificações das aplicações, desative alertas que insistam em pedir avaliações, upgrades ou compartilhem notícias incessantemente.
. Verifique o seu e-mail e mensagens duas vezes durante o horário de trabalho, por exemplo, às 9h e às 15h, e juntar uma missiva aos e-mails a dizer isso mesmo para evitar que as pessoas pensem que está sempre a verificar a sua caixa do correio eletrónico.
. Para as reuniões, ou não leve o telemóvel, ou vire o ecrã para baixo e ponha-o em silêncio. Parece uma coisa óbvia mas se reparar há muitas pessoas que estão constantemente a verificar o ecrã, e até quem escreva mensagens ou atenda chamadas. Se está à espera de uma mensagem ou chamada avise essa pessoa que vai entrar numa reunião nesse dia e que estará indisponível durante a sua duração… a não ser que seja realmente urgente.