O animal print tem vindo a consolidar-se como um básico no guarda-roupa feminino. A moda entra em modo selvagem, as peças chegam camufladas com estampados de tigres e zebras. Em 2012, Michael Kors apresentou uma coleção repleta de estampados animal print e, para este inverno, a Burberry reinventou as suas tradicionais gabardines com estes padrões.
A tendência invadiu todas as peças, dos casacos às calças e acessórios, e as ‘it girls’ já se renderam. Olivia Palermo usou uma saia com o padrão a preto e branco, conjugado com uma blusa branca e casaco coral. A bloguer Kristina Bazan opta por combinações discretas e varia ente o casaco estampado com o look preto total ou a camisa animal print, com o resto das peças em preto. A blogguer de ‘The Song of Style’ não tem medo de arriscar e mistura a camisa ao quadrados, peça must have deste inverno, com uma carteira estampada.
Tudo depende do seu estilo. Para quem gosta de combinações clássicas os estampados, estes padrões devem ser usados em harmonia com tons neutros como preto, bege e branco. Mas a moda não é feita de regras rígidas e surgem sempre novas formas de usar. Para quem gosta de impor ainda mais criatividade no look, os estampados podem até ser acompanhados de tons de verde.
A roupa que escolhemos deve entrar em sintonia com o próprio formato no nosso corpo. Na hora de usar estampados inspirados em animais, vale a pena pensar bem em qual será a peça mais adequada. Quem tem ancas largas, deve evitar calças com estes padrões e preferi-los para o casaco ou a parte de cima. Se tem o peito pequeno e quer chamar a atenção para a parte superior do corpo, pode optar por uma camisa estampada e colorida. Para os dias de inverno, os casacos nestes padrões podem ser uma boa escolha: combinam com tons neutros e ficam bem com qualquer um dos seus vestidos básicos pretos. Para uma saída à noite, pode apostar numa combinação mais ousada e conjugar uma camisa animal print com umas calças de couro.
Nas propostas apresentadas nos desfiles assistimos a uma tendência inesperada: em Blugirl, os estampados uniram-se aos padrões xadrez. Uma combinação que pode resultar para mulheres confiantes e com muito sentido de estilo. Convém relembrar que misturar padrões não implica liberdade total. Não junte diferentes estampados animais no mesmo look.
Para quem ainda resiste ao apelo da selva, o animal print chega também aos acessórios, que podem fazer toda a diferença num look totalmente neutro. Com looks de preto total, pode usar a carteira e os sapatos com este padrão, mas no lenço dispense o animal print para não ficar um efeito exagerado.
A maquilhagem é outro ponto a ter em conta e deve estar sempre em harmonia com o look eleito para o dia. Se já a usar uma camisa estampada, evite usar tons muito vibrantes, ou uma maquilhagem muito carregada.