Depois do e-commerce, m-commerce e t-commerce, surge agora o que se pode chamar de s-commerce, apresentando a vantagem de se poder ir às compras com os amigos em lojas online. Trata-se de um novo conceito que nasce em Portugal no ClubeFashion, consistindo na primeira loja online a funcionar como uma rede social, que permite receber recomendações, sugestões e descobrir os melhores produtos através dos seus amigos.
A maioria das pessoas procura uma segunda opinião quando vai às compras e especialmente quando está online. O poder de referência dos amigos é vital para uma experiência de compra “social”, o que até agora não era possível fazer no interior das lojas online. Desta forma, o “social shopping” do ClubeFashion, site que conta com mais de dois milhões de membros inscritos, passa a permitir que amigos se juntem na loja online, com inúmeras vantagens, tais como:
- Acesso a uma lista de atividades de shopping que ajuda a descobrir as novidades dos amigos de uma forma simples, fluída e não intrusiva;
- Convidar amigos do Facebook para o “shopping social”;
- Receber e fazer recomendações de produtos;
- Compilar os produtos favoritos numa área “gostos”;
- Aceder aos produtos mais populares no seu grupo social ou mais recentes.
A “social shop” do ClubeFashion foi desenvolvida pela GetSocial, uma jovem empresa portuguesa que disponibiliza inovadoras ferramentas de “social shopping” e pretende liderar uma nova forma de compras online, tornando-a numa nova experiência colaborativa entre o consumidor, os seus amigos e a marca.