A Alfândega do Porto recebe mais uma edição do Portugal Fashion. Na 49.º edição deste evento, regressamos ao formato presencial, com a apresentação de coleções de primavera-verão 22. Esta quarta-feira, dia 13, o destaque foi dado aos novos talentos.
Estas são as tendências que destacamos das mãos destes jovens criadores e que vamos querer ver como referência na próxima estação quente:
Doreen Mashika transmite a importância das raízes. A estilista seduz com silhuetas frescas que vão buscar inspiração à sua herança tanzaniana, dando um twit a elementos tradicionais do património cultural africano.
Annisa Meddeb recorda-nos do valor da ancestralidade, indo buscar inspiração à forma artesanal de tecer tecidos e a elementos culturais da Tunísia e Japão. Já a palete de cores remete para as aldeias mediterrânicas. O resultado é uma construção de silhuetas clássicas com toque arquitectónico
Rita ibs fala-nos de uma estética elegante que combina o estilo contemporâneo com algum mistério. É um convite à exploração das várias facetas da mulher através da junção harmoniosa de contrastes e opostos.
Huarte é vida, explosão de cor e jovialidade. Prova que os crop tops vieram para ficar e que a sobreposição de elementos é uma opção viável.
Maria Carlos Baptista, vencedora do Concurso Bloom powered by Sonae Fashion, destaca a força da mulher, provando que o vestuário masculino pode estar presente na estética feminina. E revela que sim, que os tons escuros também têm lugar nos meses mais quentes.
Marcelo Almiscarado, vencedor do Concurso Bloom powered by Sonae Fashion, desafia-nos com contruções estruturadas e que parecem brincar com texturas e tecidos, abrindo novas possibilidades.
Vítor Dias, vencedor do Concurso de Ecodesign Bloom Portugal Fashion by Famalicão Cidade Têxtil, optou por uma palete com azuis e tons crus e por tecidos lisos e suaves. Apresentou propostas que nos falam da sobreposição de conceitos que parecem díspares mas que podem ser usados em harmonia. Provou ainda que o oversized continua a ser tendência.