Bem-vindos à cor do ano: o Pantone Color Institute elegeu como cor do ano 2025 a Mocha Mousse (PANTONE 17-1230), uma espécie de mousse de café, que tem várias vantagens: é um tom quente que apela ao conforto e é muito versátil.
O castanho é muito fácil de usar mas por alguma razão tem sido muitas vezes o parente pobre dos neutros, ali entre o chique tradicional do preto, a elegância zen do branco e o ‘old money’ que deu outro glamour ao bege. Mas este ano o castanho deixou definitivamente de ser uma ‘cor de avó’ e esta em todas as coleções e todas as marcas: não só mantém a elegância minimalista do inverno como é quente e mais luminoso que o preto.
Claro que castanho não é só um. Há muitíssimos tons disponíveis, desde o dito castanho café aos tons mais caramelo ou chocolate: uma cor verdadeiramente doce.
Há outra vantagem: o castanho vai bem com praticamente todas as cores e é menos duro que o preto. Exemplo: tentem misturar preto e vermelho – é difícil, a não ser no carnaval ou no Halloween (e mesmo assim). Castanho e vermelho: fica sempre bem.
Os melhores casamentos para castanho: azuis (especialmente azuis mais claros). Os rosas são uma combinação improvável mas que muita gente já está a descobrir. E o branco é sempre um valor seguro, assim como todos os outros tons de castanho, que geralmente podem ser usados em conjunto. E claro que o look total em castanho chocolate é sempre elegante, para aqueles dias em que não nos apetece pensar muito em nada.
Outra ideia é misturar texturas, além de tons: cabedal, bombazina, lã, fazenda, tire partido de tudo. Uma coisa é certa: além de todas estas vantagens, o castanho é sempre um valor seguro. Aconteça o que acontecer, pode sempre voltar a usá-lo nos próximos anos.
- Os jeans – As mais originais são em versão castanha, até há pouco tempo uma novidade. Pode usá-las com camisolões de qualquer cor, especialmente branco, azul ou laranja.
2. As sabrinas – O castanho arrisca-se a substituir o preto em termos de elegância. Em botas são sempre um valor seguro, mas a versão sabrina, para ser usada em calças largas ou vestidos, é sempre útil para aqueles dias em que se precisa de subir uns pontos no look.
3 – O casaco oversize
É um must para este inverno: quente, confortável e com aquela sensação de que vivemos numa nuvem. Em castanho pode emparelhá-lo com jeans e um camisolão, ou com uma camisola mais justa para os dias em que só está frio fora de casa.
4 – O vestido
Esqueça o simples vestido preto: dá imenso jeito e fica sempre bem, mas há alturas em que queremos qualquer coisa mais original. Um vestido castanho é ideal para quem não gosta de arriscar muito mas também não quer parecer invisível. Não se esqueça é do casaco, que lá fora ainda faz frio.
5 – A carteira
É um dos pontos-chave da estação: podemos estar vestidas às três pancadas, mas uma boa carteira, já diziam as nossas avós, compõe qualquer visual. Em castanho, tem a vantagem de poder usá-la de inverno ou de verão, e ainda, se tiver cuidado, deixá-la às suas netas.