No último domingo, 8 de dezembro, foi realizado o Miss Universo 2019, um dos concursos de beleza mais prestigiados ao redor do mundo. E apesar de existir há décadas, esta foi apenas a quinta vez que uma mulher negra venceu a competição. Zozibini Tunzi é a terceira sul-africana a ser Miss Universo e a primeira negra do seu país a ganhar o título.
Mas para além de fazer história no concurso pela representatividade, a resposta de Zozibini quando perguntada sobre o que de mais importante podemos ensinar hoje às meninas foi uma mensagem de empoderamento:
“É a capacidade de liderança. É algo que faltou para as meninas e para as mulheres por muito tempo; não porque não quiséssemos, mas porque a sociedade determinou o que as mulheres deveriam ser. Acho que somos os seres mais poderosos do mundo. E devemos ter oportunidades. E é isto o que devemos ensinar para as meninas pequenas, é ocupar seu espaço. Nada é mais importante do que ocupar espaço na sociedade.” Veja o vídeo.
A jovem de 26 anos é licenciada em relações públicas e modelo. Num depoimento antes de saber que seria coroada Miss Universo, Zozibini falou sobre a importância de uma mulher negra vencer um concurso de beleza. “Cresci num mundo onde uma mulher como eu, com o meu tipo de pele e cabelo, nunca foi considerada bonita. (…) A sociedade foi programada durante muito tempo para não ver a beleza de maneira negra. Mas agora estamos entrando em um tempo em que finalmente as mulheres como eu podem saber que somos bonitas”.