Damos-lhe a conhecer as nomeadas de cada categoria dos Prémios ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2019, que serão entregues a 13 de janeiro. Na próxima edição da revista, ficará a saber quem foram as vencedoras. Até lá, é sempre bom ficar a conhecer algumas das mulheres mais inspiradoras em cada área.
No “Desporto”, eis as que mais se destacaram:
Rita Ferreira e Ana Rita Teixeira
Ginástica acrobática
Vindas do Acro Clube da Maia, conquistaram uma medalha de ouro na Taça do Mundo de Ginástica Acrobática, em 2019. Em novembro, a dupla chegou à prata na final de equilíbrio no Campeonato da Europa de Ginástica Acrobática, em Israel. Ganharam depois a medalha de ouro da prova de ‘all around’, ganhando o título de campeãs da Europa.
Filipa Martins
Ginástica artística
Já participou nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, onde conseguiu a melhor classificação de sempre de uma portuguesa em ginástica artística (37ª posição). Em 2019 já garantiu o seu lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que vão ter lugar em 2020. Atleta do Acro Clube da Maia, o seu objetivo é melhorar a sua prestação em relação aos últimos Jogos.
Salomé Rocha
Atletismo
Realizou uma prova duríssima quando terminou este ano a maratona dos Mundiais de Atletismo de Doha, no Qatar, onde desistiram 23 das 68 atletas. Assim que cortou a meta foi levada em cadeira de rodas para o posto médico, devido à humidade e às altas temperaturas. Apesar de ter terminado em 28º, a maratonista já tem mínimos para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.