Alguma vez sentiu vergonha da sua pele por algum motivo? Embora estejamos numa era em que “aceitação” é a palavra de ordem, não podemos negar que a pandemia do narcisismo não dá sinais de abrandamento – mesmo que viva apenas no nosso subconsciente. Por isso mesmo, o trabalho de influencers que remam contra a maré torna-se ainda mais importante.
Dito isto, depois do surgimento do “body positivity” (ou positivismo corporal, em tradução livre), há outro movimento a ganhar força nas redes sociais: o #SkinPositivity. Ou seja, mostrar aquilo que nós, enquanto sociedade, vimos como imperfeições e motivo de inseguranças durante muitos anos como, por exemplo, manchas, acne e poros dilatados.
Esta revolução online já se faz sentir no mundo real, sendo que o Reino Unido já proibiu os influenciadores de utilizarem filtros em campanhas para produtos de beleza. Dito isto, decidimos mostrar cinco mulheres inspiradoras que estão na linha da frente desta nova vertente do positivismo:
Sofia Grahn
Apesar de muitas pessoas tentarem esconder a acne a qualquer custo, Sofia Grahn está a mudar mentalidades através do trabalho que desenvolve na sua conta de Instagram. E o que faz ao certo? Simplesmente mostra a sua pele tal como ela é a um público de 97 mil seguidores. “És adorável. És adorável com acne. Vou dizer isto até que todos acreditem”, escreveu na legenda de uma das suas publicações.
Lex
Mesmo sendo algo comum, ainda vemos um grande tabu em relação à rosácea. Com isso em mente, Lex partilha como é viver com a doença com quase 30 mil seguidores. A blogger é fundadora do projeto The Real Skin Club e embaixadora da British Skin Foundation, a única organização beneficente no Reino Unido que angaria dinheiro para financiar estudos sobre todos os tipos de doenças de pele, incluindo o cancro da pele.
Lou
Tal como Sofia, Lou é uma das incluencers que tenta desmistificar a ideia de que a acne é algo de que nos devemos envergonhar. A fundadora da conta (e do movimento) Free the Pimple, que já soma 26,7 mil seguidores, faz publicações sobre a sua pele real, os seus produtos favoritos e maquilhagens incríveis!
Whitney Madueke
O facto de amar a sua pele perfeitamente imperfeita não significa que não possa ser fã de maquilhagem, e Whitney Madueke é um excelente exemplo disso. A influencer partilha diversos visuais com os mais de 81 mil seguidores, apostando em cores e técnicas para fazer produções elaboradas. A par das maquilhagens impecáveis, também se mostra ‘de cara lavada’, com direito a acne e cicatrizes – coisas completamente naturais.
Anja
Olhos maquiados e pele limpa? Sim, senhora! Na sua conta de Instagram, Anja partilha dicas sobre produtos de pele e a realidade de quem tem rosácea e borbulhas. A influencer, que defende a beleza vegana e livre de crueldade animal, mostra a beleza de estar confortável na sua pele, o que não invalida usar um delineado perfeito.