
O poder das palavras muitas vezes não é reconhecido por nós, e é uma pena que assim seja. A falta de cuidado com o que se diz, a pouca dedicação às palavras que escolhemos utilizar no nosso dia-a-dia podem trazer-nos graves consequências. E a verdade é que não temos essa consciência, na grande maioria das vezes.
Quando falo em “palavras”, refiro-me não só ao que verbalizamos com as outras pessoas, mas também à qualidade do que dizemos a nós mesmas/os. Muitas vezes a baixa autoestima tem origem exactamente aí: na ausência de qualidade dos diálogos connosco, a chamada “voz interior”.
Isto reflecte-se por exemplo em situações no âmbito profissional. Se eu digo a mim mesma que vou conseguir atingir determinado patamar na minha carreira, automaticamente as minhas acções vão ser desenvolvidas no sentido de validar estas minhas palavras, esta minha vontade. Isto porque o meu diálogo interior me dá poder, e faz-me sentir capaz e confiante.
As palavras são, de facto, mágicas, e, quando bem utilizadas, trazem-nos resultados maravilhosos, connosco e com as outras pessoas. Por exemplo: tem ideia do poder de um elogio em contexto de liderança? Tem ideia do quão importante é reconhecer por palavras o bom desempenho das pessoas que lidera na sua vida? Não me refiro só ao contexto profissional, mas também ao contexto pessoal.
Por favor, tenha mais em atenção o que está a transmitir com as palavras que utiliza, tanto consigo como com as outras pessoas. Algumas dicas? Aqui vamos nós:
- Substitua a palavra “problema” por “tema”. Vai verificar que a predisposição para a procura de soluções e para a entrada em acção vai ser maior. O cérebro gosta mais de resolver temas do que problemas.
- Elogie mais. Sempre que puder, sempre que tiver a mais ínfima razão para o fazer. O elogio serve para as outras pessoas e para si mesma/o.
- Sabia que a palavra “não” também produz magia? Quando bem utilizada, ajuda, por exemplo, a priorizar. Experimente deixar de dizer sempre “sim” a tudo e a todos, e siga a sua intuição. Vai verificar que a sua produtividade aumentará, bem como o seu amor próprio…
- A palavra “sim” também é mágica. Principalmente quando aplicada a contextos que reclamem uma melhoria da nossa confiança e autoestima. Diga mais vezes “sim” a si mesma.
- Substitua a palavra “obstáculo” por “desafio”. Tal como no primeiro ponto, o cérebro gosta mais de desafios do que de obstáculos ou bloqueios.
Coloque em prática estas pequenas dicas e depois conte-me tudo! Qual o resultado prático no seu contexto profissional e pessoal? Estou aqui para acompanhar. Obrigada pela confiança.
Próximas ações de formação
Programa Intensivo de liderança Feminina, a ser realizado no mês de Junho, nas instalações do Your Hotel & Spa, Alcobaça. Data ainda a determinar.