Chegar longe implica recorrer ao apoio das pessoas certas, à partilha de histórias, à visão conjunta. E isto não se consegue se estivermos sozinhos. A sabedoria conjunta tem um enorme valor, quer seja em contexto empresarial, em desenvolvimento de projetos, em contexto de família ou amigos.
Chegar longe implica partilhar preocupações e angústias, sabendo que vamos ter uma visão genuína de quem está a ouvir (com presença!) o que estamos a dizer. E a empatia é uma importante parte desta equação. Chegar longe implica ter a humildade de perceber que existe alguém que possivelmente tem uma visão diferente da nossa, e que essa visão até pode estar mais correta. Ou a junção das duas será refletida em conquista e evolução. Quem sabe!
Quem sabe se, em determinada situação, tivesse tido a coragem de pedir ajuda, já estaria com alguma questão resolvida ou solucionada. O poder do grupo e do apoio faz milagres.
Mas muitas vezes teimamos em ser “cavaleiros” solitários. Em sermos “guerreiras” (isto especialmente para as mulheres), aceitando uma guerra que não tem de ser assim. Assumindo que pedir ajuda fica mal, ou que significa falta de força.
Recorrer a um mentor, por exemplo, é um ato de enorme inteligência e respeito pelo nosso futuro, pelo nosso tempo e pelo nosso potencial. O trabalho desenvolvido em conjunto com alguém que nos serve de exemplo e que já percorreu um caminho semelhante ao que queremos percorrer ajuda-nos de forma inquestionável a chegar mais longe.
Da mesma forma, recorrer a um coach pode significar que não estamos sozinhos rumo aos nossos sonhos e à nossa melhor versão. Quando estamos sozinhos, muito mais facilmente desistimos,porque não temos de prestar contas a ninguém. Ora, com um coach (ou ummentor) isso já não se passa.
Uma outra alternativa é o poder do grupo de influência, composto não pelos nossos melhores amigos, mas sim por pessoas que desejam genuinamente a nossa evolução. Pessoas que nos dizem aquilo que queremos ouvir e o que não queremos. E é tão importante ter destas pessoas na nossa vida! Aquelas que realmente querem o nosso bem e o nosso progresso.
Se deseja chegar longe, por favor dedique algum tempo a perceber quem serão estas pessoas na sua vida. E não se esqueça que não se trata só de “receber”. Numa relação, e num grupo, todos temos de “dar”.
Obrigada pela confiança,
Mafalda Almeida
www.mafaldaalmeida.com