A guru do mundo fitness Jillian Michaels, conhecida, sobretudo, pelo programa Biggest Loser, chegou a dar, em 2018, a sua opinião (bastante negativa) acerca da famosa dieta Keto. Ora, este regime, que promove uma mínima ingestão de hidratos de carbono, favorecento as gorduras “saudáveis” e proteína animal, é, de acordo com a especialista, uma “má ideia“.
E há um grande motivo para tal: “as nossas células são feitas de gordura, proteína, hidratos de carbono, e quando não ingerimos um destes grupos, estamos a matar as nossas células de ‘fome'”. Para Jillian, a solução é muito simples: “dieta equilibrada“. Agora, numa entrevista com o Daily Mail, decidiu abordar, de forma mais detalhada, o tema das dietas restritivas.
“Diria que nunca não necessárias [para a perda de peso]”, começa por afirmar. “Já vi as pessoas menos saudáveis, com vários problemas de saúde relacionados com a obesidade, revertê-los apenas através de uma alimentação saudável e um regime de fitness consistente“, acrescentou.
De acordo com Michaels, é também importante que qualquer pessoa com excesso de peso “ultrapassem as componentes emocionais e psicológicas associadas a esse excesso de peso – e acresentar a isso uma dieta restritiva que não é sustentável é uma receita para o desastre“.
As duas principais chaves para uma perda de peso eficaz e duradoura são, para Jillian, “1, perceber a relação simples entre ingestão e gasto de calorias, e 2, prestar atenção aos ingredientes da nossa comida“. No fundo, o principal conselho da especialista é, tal como chegou a dizer à Women’s Health, “tratem-se a vocês com o mesmo amor e cuidado com que tratam os vossos filhos“.