![iStock-109726727.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/15112838iStock-109726727.jpg)
stevecoleimages
Aqui vai uma boa notícia: um banho quente de imersão pode ajudá-la a queimar algumas calorias enquanto relaxa. Sim, isso mesmo. E está comprovado pela ciência.
De acordo com um novo estudo, publicada no Jornal de Fisiologia Aplicada, é possível queimar até 140 calorias no conforto da sua casa. Os investigadores das universidades de Nottingham Trent e Loughborough (Reino Unido) dizem que, para isso acontecer, tem de ficar imersa durante uma hora numa banheira com água a 39º. Os resultados foram obtidos a partir de testes com 10 homens acima do peso.
Mas, afinal, por que motivo são queimadas tantas calorias?
“Quando entramos num banho quente, o corpo tem de evitar o sobreaquecimento,” explica o investigador Steve Faulkner, da Universidade Nottingham Trent. ao site ShorList. “Os vasos sanguíneos dilatam-se para tentar transferir parte do calor do sangue para a atmosfera circundante. Por conseguinte, essa mudança tem impacto na pressão sanguínea,” continua. ” Para manter a pressão estável, a frequência cardíaca também aumenta,” conclui.
E, como se sabe, quando os batimentos aceleram, o gasto calórico aumenta.
O estudo também descobriu que o banho quente de imersão é capaz de trazer outros benefícios: ele ajuda a manter níveis saudáveis de açúcar no sangue e ainda melhora a qualidade do sono. Contudo, não pense em trocar o exercício físico por este pequeno luxo para queimar calorias. Os cientistas alertam para o facto de a água quente não funcionar como um atalho para a boa condição física.