A CUF Oncologia assinala o mês de prevenção do cancro da mama com o mote: “Avalie o seu risco de Cancro da Mama”, disponibilizando avaliações gratuitas de diagnóstico precoce com especialistas. A campanha decorre entre 9 e 30 de outubro, em nove unidades, de norte a sul do País.
As avaliações são, essencialmente, dirigidas a mulheres a partir dos 35 anos que ainda não têm sintomas ou alterações. A ação permite ajudar a mulher a perceber o seu risco de desenvolver cancro da mama e as medidas de prevenção a adoptar como prevenção. No caso dos homens, as avaliações gratuitas também estão disponíveis, desde que tenha suspeita de alguma alteração mamária significativa.
As taxas de sobrevivência ao cancro da mama são bastante elevadas, mas continua a registar-se uma taxa de mortalidade preocupante quando a doença é diagnosticada tardiamente.
“A mulher deve estar atenta ao seu corpo e a alterações na mama. O aparecimento de algum nódulo, um mamilo retraído ou um corrimento mamilar com sangue, entre outros sinais. Deve perceber, também, o seu risco de vir a desenvolver cancro da mama, nomeadamente os seus hábitos de vida ou a sua história familiar. Uma consulta com um especialista em patologia mamária pode ajudar a mulher a perceber o seu risco e que estratégias adotar para tentar minimizar esse risco, além da possibilidade de um diagnóstico precoce”, recomenda Luís Mestre, coordenador da Unidade da Mama no Hospital CUF Tejo.
. Não adiar o diagnóstico é fundamental para o sucesso do tratamento. Quem o diz é Noémia Afonso, coordenadora da Unidade da Mama do Hospital CUF Porto, relembrando que “a deteção e tratamento atempado e adequado, permitem ultrapassar a doença e retomar a sua vida normal. Por isso, é fundamental reconhecer os sinais e não adiar a procura de um profissional”.
As avaliações vão decorrer na Clínica CUF Almada e nos Hospitais CUF Cascais, CUF Coimbra, CUF Porto, CUF Santarém, CUF Sintra, CUF Tejo, CUF Torres Vedras, e CUF Viseu. Esta ação é gratuita, de inscrição obrigatória e limitada às vagas disponíveis. Os interessados podem inscrever-se através do número 800 100 077 e consultar todas as informações sobre a campanha na página oficial da rede de unidades de saúde.