Na procura de métodos para aumentar o nosso bem-estar e promover a saúde do nosso corpo, encontramos várias ofertas. A drenagem linfática é uma técnica que tem vindo a ganhar cada vez maior destaque, sendo um conceito que, ainda que muito ouvido, ainda pode gerar algumas dúvidas. 

Para perceber melhor esta técnica e os seus benefícios, a Activa.pt conversou com Joana Varão, massoterapeuta e responsável pela Royalty Clinic. A especialista explicou de que forma a drenagem linfática se diferencia, como deve ser aplicada, de que forma atua no nosso corpo e rosto, os benefícios que traz, entre outros temas relacionados com o assunto. Depois disto, difícil será resistir em experimentar ou voltar a fazer uma marcação!

Quais as diferenças entre uma drenagem linfática e uma massagem relaxante?

A massagem de relaxamento é a mais conhecida e tradicional de todas as massagens; a sua invenção é atribuída a um atleta sueco, e foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar conforto e alívio da tensão, ou seja, o foco é muscular. 

Já a drenagem linfática é uma técnica mais recente, criada por Emil Vodder no início do século XX, e surgiu com um fim terapêutico/fortalecimento do sistema imunológico. A técnica consiste na condução da linfa, através dos canais linfáticos, para os gânglios linfáticos, que são estimulados a “trabalhar” de forma mais célere, filtrando com maior facilidade – e antes de entrar para a corrente sanguínea – toxinas e outras gorduras. É por esse motivo que os pacientes depois dos tratamentos registam aumento no número de idas à casa-de-banho, dada o processo de desintoxicação a que o organismo é sujeito.    

Em resumo, a primeira técnica foca-se na estrutura muscular, já a segunda trabalha o sistema linfático.

O que uma drenagem linfática faz ao nosso corpo?

A drenagem linfática popularizou-se pelo seu poder de emagrecimento, mas os seus benefícios vão além disso:
– Estimulação do sistema imunitário
– Desintoxicação e purificação do organismo
– Diminuição dos edemas corporais (inchaço) e consequente perda de volume
– Diminuição da inflamação do corpo (melhoria da textura da pele, e diminuição da celulite)
– Acelera o metabolismo, e auxilia a queima de  gordura

Como benefícios complementares, os movimentos aplicados neste tratamento também promovem uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Como saber que a técnica foi bem aplicada?

Há diversas formas de perceber se houve uma boa aplicação da técnica. Por exemplo, nas 24h / 48h pós-drenagem há uma alteração notória do volume corporal, assim como aumento nas idas à casa-de-banho. A coloração e o odor da urina também podem ser mais intensos.  Outro dos efeitos, estes mais imediatos, são a sensação de bem-estar, leveza e de relaxamento.

A drenagem linfática não é dolorosa, e a presença de hematomas geralmente indica que a pressão exercida sobre os tecidos foi excessiva.

Quem realiza desporto também refere aumento da performance.

Quais as zonas do corpo onde, normalmente, há maior retenção de líquidos?    

A retenção de líquidos no organismo pode ocorrer por vários motivos, nomeadamente, alterações hormonais, gravidez, consumo excessivo de sal, falta de atividade física, uso de medicamentos, desidratação, etc.

Cada ser humano é individual,e a retenção de líquidos pode acontecer por todo o corpo. No entanto, em prática clínica, as zonas mais afectadas são os membros inferiores, assim como o abdómen.

Apesar de menos comum, também pode existir retenção de líquidos nos membros superiores e mesmo no peito    
 

De que forma o rosto também pode ter benefícios através da drenagem linfática?

O princípio é o mesmo do da drenagem no corpo. No rosto existem vários gânglios linfáticos que, quando devidamente estimulados, permitem uma eliminação de toxinas acumuladas através do sistema linfático, sendo uma técnica procurada tanto pelos seus resultados estéticos como por motivos de saúde.

Dentro dos benefícios estéticos podemos mencionar uma pele mais uniforme e luminosa. Este tratamento também é procurado para quem pretende diminuir os inchaços do rosto, papos de olhos e pescoço, ficando com uma cara mais desenhada e com os seus contornos mais evidentes. É muito requisitada em pré-eventos e/ou sessões fotográficas, pois o seu efeito é notório e imediato.

A nível de benefícios para a saúde, reporta resultados no alívio de cefaleias crónicas, diminuição do congestionamento nasal e sintomas de rinite ou sinusite (as patologias que levaram Emil Vodder a desenvolver a técnica). 

Também é recomendado na redução do inchaço no pós-cirúrgico de alguns casos clínicos .

Quem pode e não pode fazer?

A drenagem linfática manual é um método altamente seguro e pode ser realizado a qualquer pessoa saudável. Inclusive pode ser aplicado em grávidas saudáveis ou após o primeiro trimestre, e é também aconselhado no pós-cirúrgico (por exemplo, após lipoaspiração).

No caso de doentes oncológicos, é permitido este tipo de massagem sob indicação médica,  excepto em casos de tumores malignos não controlados, pelo risco de disseminação de metástases.

A drenagem é ainda contra-indicada em doenças infecciosas, como a tuberculose, pois o bacilo aloja-se nos gânglios linfáticos e a sua estimulação pode fazer com que fique mais ativo. Também é contraindicada a quem tem processos infecciosos inflamatórios agudos, pois há um aumento do fluxo linfático que pode disseminar a inflamação pelo organismo.                

Nos tempos que correm de pandemia, e apesar de não existirem estudos científicos que o comprovem, temos registado vários agendamentos de profissionais médicos nas 24/48 após a toma das vacinas; a DGS já confirmou que alguns dos efeitos secundários desta vacinação são endemas, inchaços e aumento dos gânglios, incómodos que podem ser minorados com a drenagem.          
 

Uma sessão por si só já apresenta resultados? Com que frequência se deve fazer drenagem linfática?

A drenagem linfática tem sempre benefícios para o organismo. Na maioria dos casos, esses resultados também se expressam visualmente – através da perda de volume – logo na primeira sessão.

Os benefícios, já descritos anteriormente, ficam no organismo aproximadamente 72 horas. Após este período é necessário nova drenagem linfática para reforçar os resultados.  Partindo deste pressuposto, a frequência aconselhada de tratamentos varia com a quantidade retenção de líquidos, intoxicação do organismo e objetivos pretendidos.

Por exemplo, em programas de emagrecimento, é aconselhado a realização de duas sessões por semana. No pós-parto, pela  elevada quantidade de retenção de líquidos, também é recomendado tratamento uma a duas vezes por semana (até que os organismo volte a estabilizar).

Depois de atingido o objetivo pretendido, basta fazer drenagem de manutenção (que pode variar de uma a duas sessões mensais).

A fase que vivemos veio também sensibilizar uma camada da população sobre a a importância de cuidar de si, de ter um tempo seu, e sobretudo de controlar os níveis de stress. Neste sentido houve um acréscimo notório na regularidade dos tratamentos de drenagem, com vários pacientes a integrarem esta sessão na sua rotina semanal.                

Porque há vontade de urinar após este tratamento?

A drenagem linfática é uma técnica que promove a eliminação do excesso de líquido que se encontra no organismo. Esta estimulação é responsável pelo aumento de micção (e por vezes também das fezes).  A coloração e o odor da urina também podem ser mais intensos após a drenagem linfática, pois a concentração de toxinas é maior.    

Contudo, é de referir que uma drenagem bem feita não implica urinar imediatamente no término da sessão, isso é um mito.

É preciso ter algum cuidado antes ou depois?

Antes de receber uma drenagem linfática deve ter a bexiga vazia, porque – como já falámos – a massagem pode originar vontade de urinar; existe também a possibilidade de algumas manobras no abdomén se tornarem desconfortáveis quando aplicadas com a bexiga cheia.

Os cuidados a ter após a sessão são cruciais para potenciar os resultados. Deste modo é desaconselhado:
– o consumo excessivo de café (em excesso intoxica o organismo)
– o consumo excessivo de sal e açúcar (desequilibram hidricamente o organismo e promovem retenção)    
– o consumo de fast food e processados
 
Aconselhado:
– ingestão de água (no dias seguintes pode sentir a boca mais seca; é o organismo a pedir a ingestão de líquidos)    
– passar creme de forma ascendente (das extremidades dos membros, para o centro do corpo): este é o sentido do circuito da linfa.
– atividade física      

Quais as principais preocupações da Royalty Clinic na aplicação destas e de outras técnicas?

A nossa prioridade é avaliar cada condição clínica na sua individualidade. Não é de todo invulgar, após uma avaliação inicial, reorientarmos ou mesmo desaconselhamos um paciente de um tratamento (por exemplo, em caso de inchaço evidente é desaconselhada a massagem modeladora porque pode causar hematomas). Pelo que sim, é um clichê, mas na Royalty Clinic o bem-estar do nosso paciente é – de facto! – a nossa maior preocupação.

Além da drenagem linfática no corpo e rosto, a Royalty Clinic Lisboa possui outros tratamentos. Está localizada no Largo de São Sebastião da Pedreira 32B, em Lisboa. Contacto telefónico: 918 547 271

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

Força Espacial dos EUA prepara-se para primeiro exercício militar em órbita

Força Espacial dos EUA prepara-se para primeiro exercício militar em órbita

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Em dia de aniversário, recorde a vida da princesa Eléonore da Bélgica

Em dia de aniversário, recorde a vida da princesa Eléonore da Bélgica

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

As imagens do

As imagens do "momento Notre-Dame" de Copenhaga: o edifício da Bolsa de Valores da Dinamarca, um dos mais antigos do país, em chamas

Lugar reservado: seleção de 27 cadeiras e poltronas

Lugar reservado: seleção de 27 cadeiras e poltronas

Quinze ruturas de vacinas notificadas ao Infarmed nos últimos três anos

Quinze ruturas de vacinas notificadas ao Infarmed nos últimos três anos

Cristina Ferreira mostra-se cúmplice de João Monteiro no Rio de Janeiro

Cristina Ferreira mostra-se cúmplice de João Monteiro no Rio de Janeiro

Sony A6700 em teste: Vídeo cinemático

Sony A6700 em teste: Vídeo cinemático

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Montenegro apela à contenção de Israel e admite sanções ao Irão sem exacerbar violência

Montenegro apela à contenção de Israel e admite sanções ao Irão sem exacerbar violência

Enfermeiros alertam para falta de qualidade nas urgências de Leiria

Enfermeiros alertam para falta de qualidade nas urgências de Leiria

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Liga dos Bombeiros defende que Governo devia acabar com agência de fogos rurais

Liga dos Bombeiros defende que Governo devia acabar com agência de fogos rurais

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Ministra avalia dificuldades na aquisição de vacinas pelas Unidades Locais de Saúde

Ministra avalia dificuldades na aquisição de vacinas pelas Unidades Locais de Saúde

Xiaomi 14: Desempenho de topo

Xiaomi 14: Desempenho de topo

Lá fora, a vida a acontecer

Lá fora, a vida a acontecer

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Atenção a nova fraude que altera IBAN do beneficiário de transferências

Atenção a nova fraude que altera IBAN do beneficiário de transferências

Lídia Pereira (PSD) eleita vice-presidente do PPE após saída de Rangel

Lídia Pereira (PSD) eleita vice-presidente do PPE após saída de Rangel

Cristina Ferreira arrasa com vestido de 1130 euros na “Web Summit”

Cristina Ferreira arrasa com vestido de 1130 euros na “Web Summit”

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Cristina Ferreira e João Monteiro à descoberta do Rio de Janeiro

Cristina Ferreira e João Monteiro à descoberta do Rio de Janeiro

Tesla introduz Model Y Long Range Tração traseira em Portugal

Tesla introduz Model Y Long Range Tração traseira em Portugal

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

Recorde alguns dos melhores 'looks' de Anya Taylor-Joy

XPENG: mais uma marca chinesa que chega a Portugal

XPENG: mais uma marca chinesa que chega a Portugal

Aldina Duarte: “Para gravar um disco tenho de querer dizer alguma coisa às pessoas”

Aldina Duarte: “Para gravar um disco tenho de querer dizer alguma coisa às pessoas”

Sony Bravia traz o cinema para casa com novos televisores e barras de som

Sony Bravia traz o cinema para casa com novos televisores e barras de som

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

JL 1396

JL 1396

Daniela Ventura denuncia guerra com os sete irmãos: “Pedi-lhes ajuda e não me ajudaram”

Daniela Ventura denuncia guerra com os sete irmãos: “Pedi-lhes ajuda e não me ajudaram”

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

VISÃO Júnior de abril de 2024

VISÃO Júnior de abril de 2024

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Fiasco: O novo bar do Porto é um quatro em um

Fiasco: O novo bar do Porto é um quatro em um

"The Sympathizer": A nova minissérie que repensa a Guerra do Vietname

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites