Não vamos estar com rodeios: os treinos de força podem ser difíceis e cansativo.
Desafiar-se um pouco mais em cada sessão é necessário para alcançar determinadas metas de fitness, mas é importante ter em mente outros ajustes que podem melhorar o seu desempenho e, por conseguinte, os seus resultados. Um pormenor que faz toda a diferença é prestar atenção à respiração.
Há quem tenha o hábito de suster a respiração para aumentar a força, seja para levantar algo mais pesado em ou aumentar a carga dos treinos. Porém, isto tem exatamente o efeito oposto. “Em vez de potenciar o movimento, aumenta o risco de lesão no diafragma (e cãibras), já que o órgão fica sobrecarregado”, explica Altino Andrade, profissional de educação física, à revista Boa Forma.
Então, qual é a técnica correta? Segundo o especialista, no que diz respeito a treinos de força, a regra é expirar no levantamento do peso e inspirar ao voltar à posição inicial. Entre os vários benefícios, de sublinhar que isto envia mais oxigénio para os músculos, tornando a atividade mais eficaz e menos cansativa, ajuda a dar ritmo ao exercício e a manter o foco na realização do mesmo, ajuda na estabilização do tronco, impulso e controlo do peso.