Nunca é tarde para adotar novos hábitos, especialmente se eles nos colocarem em caminhos mais saudáveis.
Com tantas opções de dietas disponíveis, cada uma com vários passos a seguir e regras que podem ser difíceis de implementar, encontrar uma que se adeque ao seu estilo de vida pode parecer complicado. Mas não tem de ser. De acordo com o relatório anual da revista americana US News & World Report, a dieta mediterrânea é considerada a melhor a seguir pelo quarto ano consecutivo — e não faltam bons motivos para sustentar a afirmação.
Fácil de adotar (e deliciosa), este regime alimentar é composto por alimentos frescos com gorduras boas. Aliás, basta imaginar um pouco do que os países mediterrâneos têm à mesa para se inspirar. Segundo a publicação americana, trata-se de uma alimentação “pobre em carne vermelha, açúcar e gordura saturada, e rico em vegetais, nozes e outros alimentos saudáveis”. Entre os últimos constam frutas, vegetais, grãos e óleo, bem como peixes e frutos do mar. “Aves, ovos, queijo e iogurte com moderação” também fazem parte da lista.
De sublinhar que não existe uma “dieta mediterrânea oficial”, pois cada país tem pratos diferentes, mas a ideia geral mantém-se. O resultado deste estilo de alimentação é que, após analisar 39 dietas diferentes, o relatório colocou a dieta mediterrânea em primeiro lugar em várias categorias, nomeadamente: dieta mais fácil; dieta à base de vegetais; melhor opção para diabéticos e dieta mais saudável, sublinhando que é benéfica para o coração.