Juntar as palavras “sexo” e “menstruação” na mesma frase não devia ser um bicho-de-sete-cabeças. Afinal de contas, as relações sexuais envolvem a troca de diferentes fluidos corporais. Mas, por algum motivo, há um certo estigma associado ao sangue.
Embora esteja comprovado que fazer sexo durante o período pode ajudar a aliviar as cãibras e melhora o humor, o tabu persiste. Ninguém devia sentir vergonha ou ‘remar contra a maré’ em momentos de intimidade com um parceiro, porém, se simplesmente não se sente confortável com a ideia, talvez deva considerar usar um copo menstrual.
Esta é uma alternativa mais amiga do ambiente aos tampões e pensos higiénicos, e ajuda muitas mulheres a conhecerem melhor a própria anatomia. Eu fiz a troca este ano e não podia estar mais satisfeita com a minha decisão. Dito isto, quando tive a oportunidade de experimentar o novo Ziggy Cup, da marca INTIMINA, já não era propriamente uma estreante nestas lides.
Em termos de design, este coletor é bastante diferente da versão clássica. Suave e flexível, com uma delicada camada de silicone rosa-choque, lembra uma pequena e fofa casca de noz — ao contrário da forma mais imponente de lâmpada com a qual eu estava familiarizada. De resto, é feito de silicone médico e livre de ingredientes nocivos como, por exemplo, pesticidas, fragrâncias, algodão branqueado e dioxina.
O Ziggy Cup evita derramamentos ao criar um vácuo relativamente intenso, sendo que pode causar alguma estranheza inicial (mas nunca dor). Uma vez inserido, fica plano sobre o colo do útero, como aconteceria com um diafragma, e coleta o fluxo menstrual por até oito horas. É tão leve e flexível que não se sente. Ah, e por falar em diafragmas, este produto foi concebido especialmente para o sexo com penetração. É o primeiro e o único do género. No entanto, é importante sublinhar que não se trata de um dispositivo anticoncecional e não protege de doenças sexualmente transmissíveis.
O processo de remoção é tão simples quanto o de inserção. Pode lavá-lo em água a ferver e reutilizá-lo, ou arrumá-lo na caixa em silicone que vem no kit — e ocupa pouquíssimo espaço na mala, diga-se de passagem. Uma opção conveniente, simples e acessível (custa 40,80€ na Wells e tem uma durabilidade aproximada de dois anos) que chegou para nos facilitar a vida: traz todos os benefícios já conhecidos do copo menstrual, mais a possibilidade de ter relações sexuais zero messy naquela altura do mês.