Pode ser muito frustrante dedicarmo-nos a 100% aos treinos e não vermos resultados, certo? Por isso mesmo, em conversa com a Shape, alguns especialistas epxlicaram os maiores erros que cometemos quando treinamos glúteos – e que fazem com que nada pareça mudar fisicamente.
Confira:
- Tem a postura errada – De acordo com a especialsta Chelsea Axe, os agachamentos podem ter vários benefícios, mas têm de ser realizados com uma postura correta. O primeiro movimento deve ser inclinar a anca para trás, e só depois dobrar os joelhos.
- Os músculos não estão devidamente ativados – Antes do treino, deve fazer exercícios de ativação dos músculos dos glúteos. Um bom exemplo é a ponte de glúteos.
- Não está a usar peso suficiente – Axe explica que, sempre que não estamos a ver resultados, devemos aumentar o peso. Se não conseguirmos suportá-lo durante muito tempo, fazemos mais pausas entre cada repetição.
- Não varia o ritmo – Variar o ritmo ou tempo de cada agachamento pode fazer toda a diferença nos nossos resultados. O terapeuta Grayson Wickham sugere agachar numa contagem até cinco segundos, parar agachado durante cerca de dois segundos e depois subir de uma só vez.
- Os agachamentos são de pouca profundidade – Para melhores resultados, deve sempre agachar o mais profundamente que conseguir, sem comprometer a postura correta.
- Apenas faz agachamentos – Além de haver vários tipos de agachamentos, este não é o único exercício que fortalece os músculos dos glúteos. A ponte de glúteos é um exemplo, bem como o hip thrust, com um movimento semelhante ao da ponte, mas os ombros não estão no chão, mas sim ao nível do quadril.
- Não se alimenta devidamente – O acompanhamento com um nutricionista é essencial, já que pode bastar um aumento de 100 a 300 calorias diárias para que comece a ver mais resultados.
- Esquece-se da recuperação pós-treino – Sobretudo se está a levantar muito peso, deve dar cerca de 48h de repouso aos músculos. Saltar esta parte pode também criar um obstáculo no que toca a ver resultados mais rápido.