Durante muito tempo, a bebida vegetal de amêndoa foi rainha no que toca às alternativas ao leite de vaca. Porém, atualmente, temos várias opções de diferentes grãos ou frutos secos e o difícil pode ser mesmo perceber qual o mais saudável. Para tal, a Women’s Health falou com nutricionistas de modo a eleger o grande vencedor entre amêndoa ou aveia.
A bebida de amêndoa tem algumas desvantagens, a começar pela fraca sustentabilidade no que toca aos meios de produção. Mas não se ficam por aqui as diferenças. Nutricionalmente, as duas bebidas são bastantes distintas. Ora veja:
Informações nutricionais aproximadas por um copo:
Bebida de amêndoa sem açúcar:
35 calorias;
3g gordura;
0g gordura saturada;
160mg sódio;
1g hidratos de carbono;
0g açúcar;
1g fibra;
1g proteína.
Bebida de aveia sem açúcar:
80 calorias;
1,5g gordura;
0g gordura saturada;
120mg sódio;
14g hidratos de carbono;
1g açúcar;
2g fibra;
3g proteína.
Por norma, ambas as bebidas são fortificadas com cálcio e vitamina D, e naturalmente ricas em vitamina E, afirma o nutricionista Tony Castillo.
Qual a melhor?
Ambas têm, claro, prós e contras. A favor da bebida de aveia está o facto de ser mais cremosa e ter uma textura mais próxima à do leite de vaca, sendo bastante usada para preparar bebidas com espuma, por exemplo. Neste sentido, normalmente também não necessita de emulsificantes que podem ser potencialmente prejudiciais ao trato digestivo.
No que toca à bebida de amêndoa, além da questão da sustentabilidade não jogar muito a favor, o facto de lhe serem adicionados emulsificantes – nomeadamente a carragenina – também causa preocupação. Isto porque se suspeita que esta possa causar inflamação e dano nos intestinos, embora sejam necessários mais estudos para fundamentá-lo.
Mas tudo isto não significa que a bebida de aveia seja melhor. Para os nutricionistas, a escolha deve sempre recair sobre as necessidades de cada um – até porque a bebida de amêndoa tem significativamente menos calorias do que a de aveia. Em último caso, o que importa é escolher aquela que for o mais natural possível e, em caso de dúvida, comparar sempre os rótulos antes de escolher.