Regra geral, as pessoas tendem a gostar menos do inverno. Está frio, está escuro, ficamos doentes com mais facilidade e o nosso humor parece piorar a cada dia que passa. Como se isso não bastasse, parece que a temporada fria também afeta o ciclo menstrual.
De acordo com a Dra. Preethi Daniel, diretora clínica da London Doctors Clinic, é comum as mulheres reclamarem do agravamento da menstruação no inverno. A principal mudança, explica em declarações à revista Glamour, é a duração dos sangramentos. “O inverno pode afetar a duração do ciclo”.
“Um estudo publicado em 2011 descobriu um aumento da secreção de hormonas, um aumento da frequência de ovulação e ciclos mais curtos de 0,9 dias no verão em comparação com o inverno. Isso também foi demonstrado em mulheres que viviam em climas mais quentes comparativamente às participantes que viviam em temperaturas mais frias”.
A Dra. Daniel também revelou que as mulheres podem reclamar de sintomas pré-menstruais piores durante os meses mais frios. “O inverno significa que passamos mais tempo dentro de casa, movemo-nos menos e comemos mais. Isso pode ter um efeito negativo nos sintomas pré-menstruais, pois descobriu-se que as mulheres mais ativas têm ciclos muito mais regulares e controláveis do que aquelas que mal treinam”.
A especialista diz que, embora seja irritante, é considerado normal notar pequenas mudanças nos períodos durante o inverno. Porém, se não menstruar ou se as menstruações forem particularmente intensas, sublinha que é importante marcar uma consulta com o médico de família.