Não há dietas restritivas que se mantenham para sempre, todos os dias das nossas vidas. Há, sim, hábitos saudáveis que podemos ir adquirindo, não só no prato, como fora dele. E o principal, de acordo com os especialistas, é bastante simples: dormir o suficiente.
Andrea Spaeth, da Rutgers University, afirma que vários estudos têm mostrado que adultos que dormem menos de cinco ou seis horas por noite ganham mais peso com o passar do tempo, têm zonas abdominais mais largas e maior propensão a tornar-se obesos, quando comparados com os que dormem o suficiente.
O motivo? Quando reduzimos o número de horas de sono, as hormonas que nos fazem sentir fome ficam mais ativas, levando-nos a ingerir mais calorias. E, por norma, através de alimentos menos saudáveis, quer doces, quer salgados. O especialista recomenda que devemos planear o nosso horário de dormir, de forma a que consigamos, pelo menos, sete horas de sono por noite, e, de preferência, eliminando quaisquer dispositivos eletrónicos do espaço, bem como criando uma atmosfera confortável, com a temperatura ideal.
Além do sono, há outros dois hábitos recomendados por vários especialistas, de modo a conseguir manter o peso perdido. Um deles é estabelecer um período para fazer as refeições durante o dia, por exemplo, entre as horas x e y, e não ingerir muitas calorias tarde. O outro, é subir à balança (mesmo que tenha medo do resultado). Manter este hábito, desde que não de forma obsessiva, serve como um espelho das nossas escolhas e pode ajudar-nos a manter-nos motivados.