Marco Abud é psiquiatra e publica várias dicas no canal de Youtube Saúde da Mente. Num deles, recorreu à Terapia Cognitivo-Comportamental para fundamentar 3 ferramentas úteis para ajudar a lidar com a depressão. Conheça-as:
- Agendamento de coisas prazerosas – Ter um calendário e agendar, num dia por semana e num determinado horário, algo simples, que nos costumava dar prazer antes da depressão (desde que não seja agressivo para o corpo). Este estado de antecipação por uma “recompensa” ajuda a libertar dopamina e a sentir mais motivação.
- Contra-atacar pensamentos negativos – Em vez de tentarmos expulsar “à força” estes pensamentos, devemos aceitá-los, mas contra-atacar. Isto é, sempre que os identificamos, devemos pegar num papel e escrever um pensamento contrário àquele que nos surgiu. Por exemplo, se pensamos “Sou inútil“, escrevemos “Sou valioso, sou útil, tenho potencial“.
- Anotar coisas positivas do dia – No fim do dia, devemos escrever uma lista do que aconteceu de bom durante o dia, mesmo as coisas mais pequenas. Mesmo que não nos surja nada, alguns estudos já mostraram que apenas ao fazermos a pergunta, ao pensarmos em algo que tenha acontecido de bom já vai mudando as conexões cerebrais e desviando a nossa atenção das coisas mais negativas.