Os miomas uterinos são os tumores pélvicos mais comuns nas mulheres. Entre 30% a 50% das mulheres com miomas têm sintomas que afetam significativamente a sua qualidade vida, provocando frequentemente hemorragias, dor e perturbação na vida sexual da mulher, levando muitas vezes ao absentismo laboral. Os miomas uterinos têm também um forte impacto ao nível da saúde psicológica da mulher, existindo nomeadamente uma grande dificuldade em exteriorizar o sofrimento diário associado à doença.

No Dia Internacional da Mulher, quisemos abordar uma temática tão importante da saúde da mulher. Por isso mesmo, entrevistámos a Dr. Irina Ramilo, Assistente Hospitalar de Ginecologia e Obstetrícia do H. Vila Franca de Xira  e do Centro Especializado de Endometriose do H. Lusíadas em Lisboa ainda autora da página @aginecologistadamelhoramiga

  • O que são exatamente os miomas uterinos, que afetam em Portugal mais de dois milhões de mulheres? Têm vários graus de gravidade?

Os miomas uterinos são nódulos pélvicos benignos, que crescem no tecido do útero, com origem nas células musculares lisas do músculo uterino.

São muito frequentes nas mulheres jovens em idade reprodutiva, no entanto, a sua verdadeira incidência é desconhecida dado que muitas mulheres são assintomáticas. Nalgumas séries, o risco de surgirem na vida duma mulher chega aos 80%. São cerca de 2 a 3 vezes mais prevalente na raça negra, normalmente múltiplos e maiores.

Em termos de localização, os miomas podem ser intramurais (crescem na parede do útero e são os mais frequentes), subserosos (crescem na parede exterior do útero) ou submucosos (localizam-se na cavidade uterina/endométrio e tendem a provocar mais perdas de sangue) e a sua gravidade caracteriza-se pelo seu número, tamanho e localização.

  • Quais as causas mais comuns para o seu aparecimento?

O aparecimento dos miomas uterinos, têm uma base multifatorial, e as causas vão desde fatores genéticos, fatores hormonais e de crescimento.

Na sua origem estão anomalias genéticas, são também reativos e crescem com o estímulo hormonal, nomeadamente maiores concentrações de estrogénios e progesterona, e por fatores de crescimento.

O ambiente hormonal é importante no seu desenvolvimento, já que após a menopausa param de crescer e começam a reduzir as suas dimensões.

Os fatores de risco associados são a idade, idade precoce da primeira menstruação, existência de história familiar, raça negra, obesidade, dieta rica em carnes vermelhas e álcool.

  • Afeta de igual forma mulheres de todas as idades?

Sabe-se que há uma relação direta da idade da mulher com a presença de miomas uterinos.

A frequência dos miomas uterinos é alta em mulheres em idade reprodutiva, com uma prevalência de 20-40% nas mulheres em idade reprodutiva e de 70-80% aos 50 anos.

  • A que sinais se deve estar atento? Como se faz o diagnóstico?

Os miomas uterinos são maioritariamente assintomáticos. Em 30-40% podem ter sinais e sintomas que vão depender do seu tamanho e da sua localização. Os sintomas mais frequentes são a hemorragia uterina anormal e excessiva, com menstruações muito abundantes e prolongadas, podendo originar anemia. Também podem originar sintomas de compressão pélvica pelo tamanho dos miomas e dor pélvica.

A hemorragia uterina anómala e excessiva é o sintoma mais frequente, principalmente sob a forma de hemorragia menstrual abundante. É a sua localização e as suas dimensões que vão determinar o grau da hemorragia, que ocorre pelo aumento da superfície endometrial que sangra, maior vascularização do útero e por não permitir a normal contractilidade vascular e uterina.

O diagnóstico faz-se pela história clínica com os sinais e sintomas descritos pela mulher. O exame pélvico, pode permitir, à inspeção, identificar miomas porque podem ser visualizados ou palpáveis.

Para a confirmação diagnóstica, realizam-se os exames complementares de diagnóstico como a ecografia pélvica, a ressonância magnética, a histeroscopia ou a histerossonografia.

  • Uma mulher com miomas uterinos pode engravidar?

Uma mulher com miomas uterinos pode engravidar. É difícil estabelecer se a infertilidade estará ou não associada à presença de miomas uterinos. É considerada causa de infertilidade se existirem e não houver outro motivo aparente.

Não se consegue estabelecer o verdadeiro impacto dos miomas na reprodução, numa população de mulheres que engravida cada vez mais idosa, dada a relação inversa da idade com a fertilidade e a relação direta da mesma com a presença de miomas uterinos.

No entanto, os miomas uterinos podem interferir na fertilidade por poderem interferir na progressão dos gâmetas, na implantação dos embriões condicionadas pela distorção da cavidade uterina.

Os miomas submucosos (dentro da cavidade uterina) diminuem de forma significativa as taxas de implantação e de gravidez. São nestes miomas que a miomectomia por método vaginal (histeroscópica) prévia a qualquer tratamento ou gravidez, está comprovada como benéfica nos estudos realizados.

Se os miomas uterinos impliquem um tratamento médico, este impede a ocorrência de gravidez durante a sua instituição, porque inibem a ovulação e estarem associadas a alterações hormonais.

  • De que forma afetam a vida das mulheres, quer do ponto de vista físico como psicológico?

A presença de miomas uterinos e a sua expressão clínica muito variada, díspar, polimorfa, e às vezes escassa e inespecífica traz muitas dúvidas para a mulher.

Põe em questão a sua resolução médica, cirúrgica ou repercussão futura na sua fertilidade.

Em termos físicos, pode diminuir drasticamente a qualidade de vida da mulher e implicar decisões médicas rápidas, em termos de controlo da sintomatologia, dependente da mulher e da apresentação clínica.

Em termos psicológicos, traz muitas incertezas e humor depressivo face à dificuldade de resolução de sintomas, do risco de retirar o útero (histerectomia) e de redução de fertilidade.

  • Existe uma cura para os miomas uterinos?

A repercussão nas diferentes áreas da vida reprodutiva carece, habitualmente, de uma conduta diagnóstica quando o crescimento, volume ou número dos miomas geram sintomas e sinais significativos. A imagiologia (ecografia, fundamentalmente) representa um papel importante na avaliação dessa repercussão clínica e na elaboração de um plano terapêutico. Outros exames (por exemplo análises) impõem-se igualmente na integração clínica.

O tratamento médico pode controlar sintomas e diminuir o tamanho dos miomas e o tratamento cirúrgico pode excisar/retirar os miomas uterinos.

O risco de recidiva de um mioma uterino é de cerca de 20-30%, dependendo da localização, do número e tamanho dos miomas, e do sucesso do procedimento cirúrgico.

  • Quais os principais objetivos da campanha ‘WTF: Mulheres que falam de miomas’, lançada no Dia da Mulher?

A campanha “WTF: Women Talking Fibroids/Mulheres que falam de miomas” lançada neste dia importante que é o Dia 8 de março, Dia da Mulher é uma campanha global que pretende sensibilizar a população e principalmente as mulheres através da partilha nas redes sociais para alertar e identificar sinais e sintomas para identificar miomas uterinos.  

O principal objetivo da campanha é aumentar a consciencialização das Mulheres sobre os Miomas Uterinos, ou seja, garantir que as mulheres têm informação credível, correta e necessária para ajudar na identificação da doença, que tem elevada prevalência.

Para muitas mulheres é difícil falar sobre aspetos da saúde da mulher como os Miomas Uterinos, então outro objetivo importante é empoderar as mulheres para falar com seu médico.

“Silêncio” é o mote da campanha, que visa alertar para o fator mais comum entre as mulheres que sofrem de miomas uterinos – o sofrimento em silêncio.

Através da consciencialização e da sensibilização empodera-se mais um pouco o universo feminino.

  • Foi um processo difícil encontrar mulheres dispostas a dar o seu contributo para esta campanha?

O silêncio impera em relação a patologias ginecológicas que possam interferir na qualidade de vida das mulheres, seja em termos físicos como psicológicos. E os miomas uterinos são uma dessas patologias, até porque estão muitas vezes associados a probabilidade de afetar a fertilidade.

A campanha WTF trata-se de uma campanha global que ocorrerá em diferentes países. Neste momento temos vários testemunhos de mulheres de outros países, mas em breve teremos os nossos próprios testemunhos para divulgar.

Alertadas de que o seu caso clínico, poderão ajudar outras mulheres e apesar da dificuldade da exposição de imagem e de nome, acabou por convencer algumas mulheres portuguesas a falarem abertamente sobre o tema.

  • Que outro tipo de conteúdos vamos encontrar nesta plataforma?

Esta campanha de sensibilização, que conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG), reúne um conjunto de informações, testemunhos e conteúdos interativos, que visam, por um lado, informar as mulheres e, por outro, desmistificar esta doença, mostrando-lhes que não estão sozinhas e que existem muitas mulheres na mesma situação e, assim, promovendo o diálogo.

Através desta plataforma, as mulheres podem procurar informação clínica fidedigna sobre os miomas uterinos. Para além do website, a campanha vai ter as suas próprias redes socias (Facebook e Instagram) onde serão partilhadas informações relativas aos miomas (o que são, sintomas, fatores de risco), verificador de sintomas, a opinião e dicas de especialista, canal aberto para perguntas e respostas e acesso a entrevistas em órgãos sociais e acesso a testemunhos de outras mulheres e formas que irão ajudar as mulheres a lidar com os miomas uterinos.

Para permitir que o silêncio em relação a esta patologia nas mulheres termine e lhes permita empoderamento e possibilite conhecimento dos sinais e sintomas em relação aos miomas uterinos.

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Ambiente: Como o clima nos põe doentes

Ambiente: Como o clima nos põe doentes

Inteligência Artificial: um risco ou uma oportunidade para os negócios?

Inteligência Artificial: um risco ou uma oportunidade para os negócios?

Em “Senhora do Mar”: Luísa destrói as provas da morte de David

Em “Senhora do Mar”: Luísa destrói as provas da morte de David

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

V2L: Um conceito importante para escolher o seu próximo carro elétrico

V2L: Um conceito importante para escolher o seu próximo carro elétrico

Dinis, o 'minibiólogo': uma aventura no campo

Dinis, o 'minibiólogo': uma aventura no campo

Vinhos: Há um belo nascimento a acontecer na Arrábida

Vinhos: Há um belo nascimento a acontecer na Arrábida

As aves urbanas podem ser portadoras de bactérias resistentes a antibióticos, sugere novo estudo

As aves urbanas podem ser portadoras de bactérias resistentes a antibióticos, sugere novo estudo

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Elle Macpherson revela detalhes da sua luta contra o cancro da mama

Elle Macpherson revela detalhes da sua luta contra o cancro da mama

Exame Informática TV nº 880: software no carro, portátil Legion 5i e uma máquina fotográfica divertida

Exame Informática TV nº 880: software no carro, portátil Legion 5i e uma máquina fotográfica divertida

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Atrizes são o centro das atenções na passadeira vermelha do Festival de Veneza

Atrizes são o centro das atenções na passadeira vermelha do Festival de Veneza

Os looks das estrelas na apresentação da nova grelha da SIC

Os looks das estrelas na apresentação da nova grelha da SIC

Estúdio: máxima funcionalidade, grande conforto

Estúdio: máxima funcionalidade, grande conforto

Enriquecer com a pobreza dos outros

Enriquecer com a pobreza dos outros

Os novos retratos em família de Maria Botelho Moniz

Os novos retratos em família de Maria Botelho Moniz

António Manuel Baptista - Cem anos de um divulgador de ciência

António Manuel Baptista - Cem anos de um divulgador de ciência

BMW i5 eDrive 40 em teste: Quem sabe, sabe!

BMW i5 eDrive 40 em teste: Quem sabe, sabe!

O que escondem as ruas de Lisboa?

O que escondem as ruas de Lisboa?

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Tons de outono para repaginar a casa

Tons de outono para repaginar a casa

"Wise Guy: David Chase and The Sopranos": O homem por detrás do mito

DJI lança novo drone que cabe na palma da mão

DJI lança novo drone que cabe na palma da mão

Atrizes são o centro das atenções na passadeira vermelha do Festival de Veneza

Atrizes são o centro das atenções na passadeira vermelha do Festival de Veneza

Uma máquina de lavar loiça transportável? Conheça a Bob

Uma máquina de lavar loiça transportável? Conheça a Bob

O triunfo do estilo gótico em Veneza

O triunfo do estilo gótico em Veneza

Rodrigo Areias revisita Raul Brandão

Rodrigo Areias revisita Raul Brandão

Lenovo Legion 5i: Um portátil discreto para gamers e criativos

Lenovo Legion 5i: Um portátil discreto para gamers e criativos

Sente-se sempre cansado? O que nos rouba energia e o papel crucial das mitocôndrias

Sente-se sempre cansado? O que nos rouba energia e o papel crucial das mitocôndrias

Fomos conhecer o Xiaomi SU7, o primeiro carro elétrico da gigante chinesa

Fomos conhecer o Xiaomi SU7, o primeiro carro elétrico da gigante chinesa

Festas na Rua regressam a Lisboa com música, cinema e animação

Festas na Rua regressam a Lisboa com música, cinema e animação

VISÃO Júnior: Explorar a natureza com Dinis, o 'minibiólogo'

VISÃO Júnior: Explorar a natureza com Dinis, o 'minibiólogo'

Festas na Rua regressam a Lisboa com música, cinema e animação

Festas na Rua regressam a Lisboa com música, cinema e animação

A Contextile tece o futuro do têxtil na arte contemporânea

A Contextile tece o futuro do têxtil na arte contemporânea

Em “A Promessa”: Miguel faz ultimato a Tomás para vingar-se de Helena

Em “A Promessa”: Miguel faz ultimato a Tomás para vingar-se de Helena

Paris Design Week: portuguesa MOR Design apresenta-se em dose dupla

Paris Design Week: portuguesa MOR Design apresenta-se em dose dupla

Há zonas do País em que já não há professores de Português e Matemática

Há zonas do País em que já não há professores de Português e Matemática

Mais de 80% dos portugueses preocupados com custos da habitação

Mais de 80% dos portugueses preocupados com custos da habitação

Transição Energética: evitar tropeços na rede elétrica

Transição Energética: evitar tropeços na rede elétrica

Mpox: Casos registados em Portugal não são da nova variante mais perigosa

Mpox: Casos registados em Portugal não são da nova variante mais perigosa

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Jorge Reis-Sá - 25 anos de uma poesiaentre o quotidiano e a narrativa

Jorge Reis-Sá - 25 anos de uma poesiaentre o quotidiano e a narrativa

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

O álbum de fotografias do casamento de Verónica e Miguel em “A Promessa”

O álbum de fotografias do casamento de Verónica e Miguel em “A Promessa”

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites