![O (simples) hábito diário que aumenta a felicidade](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2023/06/230616_pexels-mellamed-1133742-1-1600x1067.jpg)
(Foto: Pexels by Mellamed)
Embora não haja uma fórmula matemática que nos ajude a alcançar a felicidade, há pequenos hábitos e comportamentos que potenciam este estado de espírito. Expor-se à luz solar é um deles. Várias pesquisas científicas demonstram que o sol é altamente benéfico para a nossa saúde física e mental, uma vez que aumenta o nível de serotonina no sangue. A luz direta do sol aumenta a produção de endorfinas pelas células da pele, o que nos ajuda a sentir bem, estando provado que uma insuficiente exposição ao sol tem impacto no nosso humor e sensação de bem-estar.
Na verdade, pesquisadores da Tufts University, nos Estados Unidos, estudaram recentemente os níveis de vitamina D no tecido cerebral e concluíram que quem tinha uma maior quantidade desta vitamina, também apresentava uma melhor função cognitiva e uma maior capacidade de adaptação às situações e circunstâncias. Já o seu défice influencia o crescimento nas crianças, retardando-o, contribui para a osteoporose, fraqueza muscular e até tem impacto no nosso sistema imunológico.
Neste sentido, é fundamental uma exposição cuidada à luz solar, diária e sistemática. Segundo os dermatologistas, recomenda-se que apanhe sol 15 minutos todos os dias sem proteção solar, e que o faça conseguindo que a luz do sol incida numa grande área do seu corpo, sendo imperativo que abranja os braços ou as pernas. Se o conseguir fazer, vai perceber que este hábito diário, simples e gratuito, vai trazer-lhe uma sensação de felicidade maior e contribuir para o seu bem-estar físico e emocional.