A escolha entre tomar um duche ou um banho de imersão pode ser mais do que apenas uma preferência pessoal; também pode impactar a saúde do corpo e da pele. Dito isto, qual a melhor opção? Eis as opiniões de duas dermatologistas.
Duche
Higiene e limpeza
A menos que tenha desinfetado a casa de banho recentemente, os duches são a melhor opção para garantir que a limpeza do corpo é eficaz. “Os chuveiros de água são potencialmente mais higiénicos. As banheiras sujas podem conter bactérias e fungos”, explica a dermatologista Kseniya Kobets ao portal Byrdie.
Além disso, os duches são rápidos, o que significa menos contacto com o ambiente ao seu redor. Portanto, mesmo que haja alguma bactéria ou fungo nas proximidades como, por exemplo, mofo na cortina, as hipóteses de contacto físico — e de o organismo permanecer lá — são mínimas.
Saúde da pele
Amy Wechsler, dermatologista, considera os duches mais benéficos para a pele. “Geralmente, os banhos de chuveiro são melhores, pois sentar-se numa banheira com água seca muito a pele”, diz ao mesmo meio de comunicação.
Como teria de neutralizar o elemento ressecação, adicionando produtos ao banho de imersão, isso torna os duches os vencedores, acrescenta.
Banho de imersão
Higiene e limpeza
O estado da banheira é o que mais importa para o quão higiénico é o banho. Se estiver limpa, tudo certo. Se não estiver, poderá abrir a porta a alguns perigos. “Existe o risco de infeções por ficar sentada em água suja”, afirma Wechsler. “Muitas pessoas não tomam um duche antes do banho de imersão, e sentar-se numa banheira cheia de água suja não é uma boa ideia”.
Mas nem tudo é mau. Os banhos de imersão têm a vantagem da absorção por todo o corpo, de uma só vez. “Pode dissolver sais de banho e óleos essenciais”, esclarece Kobets, sendo que estes últimos são ótimos para relaxar. A dermatologista recomenda passar o corpo por água no fim, especialmente se a imersão incluir certas fragrâncias ou sabonetes pesados.
Saúde da pele
Os banhos de imersão podem ser bons para a pele se acrescentar ingredientes que hidratam e limpam a pele, ou relaxam os músculos. “São momentos mais luxuosos para entregar-se, relaxar e possivelmente absorver certos ingredientes curativos e calmantes embebidos na água do banho”, sublinha Kobets.
O veredito
Embora se trate de uma escolha pessoal, os duches são a escolha das especialistas consultadas pelo site Byrdie. Isto porque desperdiçam menos água e ganham pontos nos campos da limpeza e conveniência. Os banhos de imersão, por sua vez, são uma melhor escolha como atividade, caso queira relaxar por um tempo — sem esquecer a importância de ter a banheira completamente limpa e passar o corpo por água antes e depois.