
É um dos efeitos da menopausa mais temidos e, na verdade, há mulheres que ganham peso logo na perimenopausa, especialmente à volta da barriga. A médica Tasneem Bhatia, mais conhecida – e é muito conhecida! – por Dr. Taz, autora do livro ‘A transformação hormonal’, explica quais são as duas principais razões para isso acontecer:
- “A Perda de hormonas, especialmente de estrogéneo e progesterona, cria uma tendência natural para nos tornarmos resistentes à insulina, o que significa que o corpo não está a processar a insulina de forma eficiente, levando a mais açúcar circulante no sangue, que é depois armazenado como gordura (mais frequentemente gordura na barriga).
- “Com a perda das hormonas, há também um decréscimo de massa muscular. Isto leva a um declínio da taxa metabólica em repouso, o que significa que o corpo precisa de menos calorias por dia – mesmo que pense que não precisa. As mulheres e homens também se tornam menos ativos à medida que entram nos quarenta e cinquenta anos; mesmo que não corresse maratonas, provavelmente corria atrás dos filhos ou era mais ativa em geral. Além disso, há mais stresse devido aos cuidados com os filhos, a família e as carreiras profissionais.”
