Um estudo revela que quem faz as suas refeições regularmente em restaurantes perde menos peso do que quem come em casa.
Os pesquisadores descobriram que hábitos simples, como evitar as refeições fora de casa, manter um diário alimentar, e garantir que não se ‘salta’ refeições é mais eficaz do que dietas extravagantes quando se trata de um emagrecimento bem-sucedido.
A investigadora Anne McTiernan, que foi a coautora deste estudo, disse: “ O nosso objetivo foi identificar comportamentos que apoiaram a meta global de redução de calorias”.
A sua equipa descobriu que quem mantinha diários alimentares perdia mais de três quilos do que quem saltavam refeições.
As mulheres que almoçavam fora pelo menos uma vez por semana perdiam em média, 2,2 quilos a menos do que aquelas que almoçavam em casa. Afinal, “é difícil fazer mudanças na nossa dieta quando não estamos a prestar muita atenção ao que comemos”, reforça McTiernan. Além disso, comer em restaurantes “geralmente significa menos controle individual sobre os ingredientes, bem como os tamanhos das porções serem maiores. “
Daí a importância de manter também um diário, onde se regista de forma honesta o que se come, a quantidade, as indicações relevantes contidas nos rótulos e assegurando que este anda sempre connosco. Fundamental é comer várias vezes ao dia e não saltar refeições: “Pensamos que saltar refeições pode se acumular com outros comportamentos. Por exemplo, a falta de tempo e esforço despendido no planeamento e na preparação das refeições, que por sua vez leva a pessoa a comer mais vezes fora. “
O estudo foi publicado online no Jornal da Academia de Nutrição e Dietética