![açucar.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/3239825a%C3%A7ucar.jpg.jpeg)
A Organização Mundial de Saúde recomenda que se consuma apenas 25g de açúcar por dia mas para muitos não é fácil. Cortar na ingestão de açúcar é uma escolha inteligente, mas é difícil saber por onde começar. Comece com algumas das dicas:
-
Tente reduzir o açúcar que coloca no seu café da manhã. Substitua, por exemplo, por canela. E vá reduzindo gradualmente a quantidade de açúcar que coloca. Se põe duas colheres, experimente só uma; se pões o pacote inteiro, reduza para meio. Aos poucos, muitos apreciadores de café que optam por esta medida deixam usar açucar ou adoçante na bebida.
-
Deixe os refrigerantes. Uma lata de cola tem 39 gramas de açúcar (mais do que a dose recomendada pela OMS). As variedades light contêm adoçantes artificiais que levam as pessoas a comer demais para compensar a falta de calorias ou desejar comer outras coisas com açúcar, concluiu um estudo de 2010 publicado no Yale Journal of Biology and Medicine.
-
Coma algo saudável antes de ir às compras – Os investigadores da Universidade de Cornell descobriram que comer algo nutritivo (como uma maçã), pode incentivar os consumidores a comprarem 25% mais frutas e legumes do que normalmente comprariam se fossem de “estômago vazio”.
-
Faça o circuito periférico do supermercado (ou seja, evite os corredores centrais). As bancas dos vegetais e frutas, peixe, carne e alimentos frescos em geral estão situadas, muitas vezes, nos limites do supermercado enquanto a zona dos doces, bolachas e alimentos processados se situa, geralmente, nos corredores centrais. Assim, é mais fácil resistir e optar pelo que é verdadeiramente saudável.
-
Cuidado com o açúcar nos condimentos! O Ketchup contém muito; já a mostarda tem muito menos.
-
Beba mais água – Essa fome que está a sentir, muitas vezes, é desidratação e sede ‘mascarada’ de fome. Para saber se está realmente com fome ou simplesmente com sede beba um copo de água e aguarde uns minutos.
-
Coma os frutos frescos; evite os secos – Com a remoção da água de um determinado alimento, a concentração de açúcar e as calorias aumentam. Por exemplo, uma chávena de uvas contém 15 gramas de açúcar e cerca de 60 calorias enquanto que uma chávena de passas de uva contém 98 gramas de açúcar e cerca de 500 calorias. Com os figos secos e outros frutos acontece o mesmo.