![iStock_000033942758_Small.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/10226955iStock_000033942758_Small.jpg)
Abacate | Tal como o azeite, é rico em gordura monoinsaturada que ajuda a diminuir os níveis do LDL (mau colesterol) e a aumentar o HDL (o bom colesterol). Também permite melhor absorção de betacaroteno e licopeno, nutrientes essenciais à boa saúde do seu coração. Junte a uma salada e deite por cima um pouco de sumo de limão para não oxidar.
Aveia | O pequeno almoço que o seu coração agradece: papas de aveia. É um superalimento rico em ómega 3 e fibra que ajuda a manter baixos os níveis de LDL no sangue, a combater a obstipação e reforça o nosso sistema imunitário. Prefira os flocos de aveia tradicionais aos instantâneos.
Frutos do bosque | As framboesas, amoras, morangos, mirtilos, têm muitos antioxidantes e muitas propriedades anti-inflamatórias, fantástico para
a saúde cardiovascular.
Leguminosas | Lentilhas, grão, ervilhas, feijões, são ricos em proteína, cálcio, fibra e ácidos gordos ómega 3. Um estudo mostrou que as pessoas que comiam leguminosas 4 vezes por semana diminuíam o risco de doença cardíaca em 22%.
Nozes | Embora outros frutos secos também sejam benéficos (amêndoas, avelãs, pistáchios, macadâmias), as nozes são dos que têm mais ómega 3.
São também ricos em fibra e devem ser consumidos ao natural, sem sal, claro.
Sardinha | Truta, salmão, arenque, atum,85 tudo peixes ricos em ácidos gordos ómega 3 e agentes cardioprotetores que não só reduzem os triglicéridos como “a tensão arterial, elevando o bom colesterol (HDL), tendo além disso uma ação anti-inflamatória, antitrombótica e antiarrítmica”, pode ler-se no site da Fundação Portuguesa de Cardiologia.
Sementes de linhaça | Mais uma vez, a fibra e os ácidos gordos ómega 3 são duas propriedades importantes deste alimento e fundamentais para o bom funcionamento do coração. Uma colher de sopa de linhaça moída na sopa faz maravilhas.