![Cosmetica substitutiva.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/07/10218553Cosmetica-substitutiva.jpg)
Há 15 anos a Vichy lançava uma linha cosmética pioneira em vários sentidos. Por um lado era uma das primeiras a compensar os efeitos da menopausa na pele (perda de densidade, conforto, luminosidade e frescura): um novo conceito de cosmética chamada ‘substitutiva’, por associação de ideias com a terapia hormonal de substituição prescrita por muitos médicos durante e após a menopausa. Por outro lado era também uma das primeiras linhas de cosmética a dirigir-se claramente às mulheres nesta fase da vida.
Essa linha, Neovadiol, tornou-se rapidamente uma referência e um best-seller da marca. Mas na cosmética a velha máxima ‘em equipa que vence não se mexe’ não tem cabimento.
FÓRMULA RENOVADA
A ciência nunca para, por isso a Vichy foi atualizando a fórmula da gama ao longo destes anos, incorporando-lhe as últimas descobertas científicas para a manter na crista da onda e aumentar a eficácia dos produtos. Neovadiol Complexo Reequilibrante, a nova fórmula desta linha, é a última geração da cosmética substitutiva.
Para desenvolver estes novos produtos, os laboratórios da marca analisaram o impacto que as hormonas da juventude têm na pele e os efeitos que a sua diminuição provoca.
O FATOR HORMONAL
Uma das hormonas que mais impacto tem na pele é a DHEA, conhecida como ‘a hormona da juventude’. O nosso corpo começa a sintetizá-la por volta dos 7 anos, aos 25 ela está no auge da sua concentração e a partir daí começa a diminuir, caindo drasticamente a partir da menopausa: por volta dos 70 anos já baixou para uns meros 10% da sua concentração máxima.
Ao estudar a relação desta hormona com o envelhecimento da pele, a Vichy e a Pesquisa L’Oréal perceberam que uma boa parte das características de uma pele jovem (boa coesão e renovação das células que mantêm a pele lisa e hidratada, produção de lípidos, densidade, firmeza e elasticidade) está relacionada com os altos níveis de DHEA. A partir do momento em que esses níveis caem a pique na menopausa, a pele muda também radicalmente: fica mais fina, mais seca, menos firme, mais baça e tristonha.
UMA SEGUNDA JUVENTUDE
Para reverter estes efeitos, os laboratórios da marca conceberam um complexo exclusivo de ativos que agem em várias frentes e conseguem mimetizar os efeitos positivos da DHEA na pele sem recurso a hormonas: Hedione, um relipidante que aumenta o conforto e a flexibilidade; Hepes, um retexturizante, para normalizar a textura e a regeneração da pele; Hydrovance, um ativo que hidrata e fixa a água na pele e a mantém fresca e preenchida; e a molécula patenteada Pro-Xylane, que redensifica, dá luminosidade e torna a tez mais homogénea. E como acontece com todos os produtos da marca, esta fórmula contém também água termal de Vichy, rica em minerais e oligoelementos com ação antioxidante, regenerante, fortificante e calmante.
A nova gama é composta por Cuidado de Dia (em duas versões, a escolher conforme o tipo de pele) e Sérum Concentrado. Para complementar o ri-
tual, a marca recomenda o Cuidado de Noite e o Contorno de Olhos e Lábios da gama Neovadiol já existente. Os produtos são hipoalergénicos e podem ser usados até por quem tem pele frágil e sensível (o que é bastante comum na menopausa).
A nossa dica: ao aplicar os produtos não se limite ao rosto, pescoço e colo, aplique-os também nas costas das mãos, onde a pele agradece um reforço redensificador e retexturizante.
€33 a €39 conforme o produto (F)*.