Conseguir umas sobrancelhas bonitas e sempre arranjadas não é tarefa fácil. Entre pelos a mais e pelos a menos, as pinças, ceras ou linhas raramente acertam na forma que quer, mesmo depois de passar 10 minutos a sentir os pelos a serem arrancados um a um. Ao fim de várias sessões de depilação e de minúsculos erros sucessivos nesta zona, as sobrancelhas acabam por perder a forma ideal e a pele acusa cansaço das agressões.
Para além disto, muitas são as mulheres que, com o passar do tempo, notam que os seus pelos enfraqueceram, perderam densidade e cor, e a zona que deveria realçar o seu olhar começa a desvanecer.
Esqueça a cera e as pinças por algum tempo
É o passo mais difícil, mas também o mais importante. Coloque-as no lixo, apague o número da esteticista, peça para lhas esconderem, o que quiser, mas vai ter que aguentar não mexer nas sobrancelhas durante, pelo menos, 4 meses – geralmente é esse o tempo que elas demoram a crescer. Se tiver arrancado muito pelo, o crescimento poderá demorar até um ano.
Bom, tudo tudo também não. Não a queremos de monocelha
Sim, dissemos para passar bastante tempo sem arrancar pelos das sobrancelhas… mas há limites. Se costuma ter pelos entre as sobrancelhas, claro que terá de continuar a tirá-los. Use a técnica do dedo: coloque o indicador entre os olhos e desenhe uma linha à volta. Depois, retire o dedo e remova apenas os pelos que se encontram dentro da linha que desenhou para garantir que não elimina em excesso.
Aproveite a noite para um boost revitalizante
Apesar de já existirem alguns condicionadores específicos para sobrancelhas no mercado, fique a saber que há produtos de cabelo que são uma excelente ajuda para estes pelinhos. É o caso de Viviscal Elixir Densificador – um produto que, à semelhança do que faz com o couro cabeludo, ajuda a densificar e preencher a zona da sobrancelha. Por isso, aproveite para colocá-lo antes de se deitar, com a cara lavada, para que ele atue durante a noite.
Suplementos? Mesmo a calhar
Os mesmos suplementos que ajudam no crescimento e fortalecimento do cabelo, contribuem igualmente para densificar a zona da sobrancelha, promovendo o aparecimento dos pelos a partir do interior. Mas não faça deduções erradas: apesar disso, os testes comprovam que os pelos corporais não sofrem alterações.
Preencher as falhas
Não há como evitar: durante este processo de refazer as sobrancelhas, elas vão passar por uma fase menos bonita com os pelos a “brotar” da pele. É aqui que entram em ação os lápis, delineadores, pós e pincéis. Dê-lhes uso para disfarçar os pelos mais pequeninos, desenhando a sua continuidade e preenchendo as falhas. Existem já em várias lojas opções de lápis específicos para este efeito.
Afastar os olhares de umas sobrancelhas em construção
Mantenha as atenções bem longe das suas sobrancelhas. Esqueça os cat eyes e os riscos rasgados; use franjas, fitas, batons carregados, qualquer coisa que desvie os olhares – incluindo o seu – dessa zona. Os delineadores líquidos também devem ser evitados neste período de tempo, pois eles fazem com que nos foquemos mais nos olhos e sobrancelhas.
Coloração, porque não?
Está cada vez mais na moda e é a solução ideal para disfarçar a penugem fraca nas sobrancelhas e dar-lhes mais cor. Há várias formas de fazer coloração de sobrancelhas, nomeadamente em casa com os produtos adequados (passe pelo youtube e pesquise brow tinting para ver). Se achar mais seguro, coloque-se nas mãos de um profissional e aproveite para se aconselhar e descobrir qual o formato, densidade e tom de sobrancelha que assenta melhor no seu rosto.
A hora da verdade
Quatro meses depois – ou quando as suas sobrancelhas estiverem substancialmente preenchidas – vai finalmente ter que lhes dar forma. O ideal é deixar esta tarefa com um profissional, mas se preferir arranjá-las em casa há um aspeto fundamental: a luz. O ideal é colocar-se à frente de luz natural numa posição em que não tenha sombras na zona em que vai mexer. Se fizer uma pesquisa rápida pela internet, verá que não faltam inspirações. Experimente, por exemplo, aqui.
Tire o pó à pinça…
E agora sim, volte e usá-la. Depois de perceber a forma mais adequada para as sobrancelhas, é hora de fazer desaparecer os pelos indesejados com a pinça. Mas antes de começar a arrancar, pegue num lápis e desenhe a forma que pretende. Depois, aproxime-se do espelho, coloque a pinça numa posição em que não tape a visibilidade e remova apenas os pelos que ficaram de fora do desenho. Por fim, limpe o risco e voilá – surpreenda-se com o resultado!