Certamente já ouviu dizer que quanto mais colorido for um prato, mais saudável ele é. Este é um dos princípios mais importantes de uma boa alimentação, pois as cores dos alimentos estão diretamente relacionadas com os benefícios que eles oferecem.
Essas propriedades devem-se à presença dos compostos fitoquímicos, substâncias encontradas em alimentos de origem vegetal que não são consideradas nutrientes, mas causam diversos efeitos no organismo, tendo um papel importante na prevenção de doenças e na manutenção da saúde, incluindo da pele.
Com isso em mente, explicamos como as cores dos alimentos beneficiam o bem-estar do maior órgão do corpo humano.
Vermelho
Os fitoquímicos presentes nos alimentos vermelhos, com alto teor de licopeno, antocianinas e ácido elágico, são antioxidantes, reforçando a nossa defesa contra o envelhecimento cutâneo, os danos causados pelo sol e fatores ambientais. Os raios ultravioletas promovem a formação de radicais livres que podem danificar as células da pele. O licopeno atua como um escudo protetor para defender as células da pele desse ataque.
Cor de laranja
Quanto mais alaranjado for um alimento, maior é a concentração de betacaroteno, um carotenoide antioxidante. Isto é sinónimo de um maior poder antioxidante e de mais propriedades de saúde como fotoproteção oral, redução do risco de alguns tipos de cancro e cardiopatias. Muitos destes alimentos também contêm Vitamina C, um cofator para a produção de colagénio.
Amarelo
Estas opções são importantes para a saúde dos olhos, mas também da pele, enquanto combatem os efeitos nocivos do sol e de irritantes ambientais. Os alimentos ricos no carotenoide luteína ajudam a preservar o colagénio, além de auxiliarem na manutenção e renovação da pele. As curcuminas, presentes na curcuma, também são pigmentos amarelos com funcionalidades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Verde
Há um motivo para os sumos verdes serem tão populares. Consumir alimentos com esta cor promove a desintoxicação, reduz a inflamação e melhora a digestão. As folhas verdes, por exemplo, ajudam a melhorar a circulação e a nutrição celular, tendo reflexos no viço e hidratação da pele. A clorofila presente nestes alimentos também protege a pele devido às propriedades antivirais.
Azul e Roxo
Estes alimentos são ricos em flavonoides, que combatem os radicais livres, protegem contra danos celulares e mantêm a aparência mais jovem. No que diz respeito a doenças crónicas da pele, esses alimentos podem reduzir a resposta inflamatória do corpo e promover a desintoxicação.