1. Limpar o rosto depois de um dia de praia com um desmaquilhante em creme ou óleo.
Os protetores solares, mesmo os que têm texturas light, são formulados para se fixarem bem na pele (o que é essencial para fazerem bem o seu trabalho). Não é uma água micelar que os vai retirar completamente. Para ter a certeza de que a pele fica limpa e sem restos de protetor, adote a limpeza à coreana: em dois tempos. Primeiro aplique um desmaquilhante em creme ou óleo, massaje bem para emulsionar e retire com lenços de papel. A seguir molhe o rosto e lave com desmaquilhante em espuma. Na manhã seguinte basta passar a cara por água.
2. Dar tempo à pele para se recompor depois da depilação.
Tanto a cera como a lâmina levam consigo uma parte das células superficiais que fazem parte da proteção natural da pele. E ela precisa de pelo menos 12 horas para se recompor antes de ser exposta aos raios Uv. O ideal é deixar um dia (ou pelo menos uma noite) de intervalo entre a depilação e a exposição ao sol.
3. Comer legumes verdes todos os dias.
E não apenas alface: espinafres, brócolos, grelos, feijão verde e afins são os melhores aliados da pele. Por um lado estão recheados de vitaminas e minerais antioxidantes que a ajudam a defender-se dos raios solares e dos radicais livres, que a envelhecem. Por outro lado são uma fonte insubstituível de fibras que ajudam os intestinos a funcionar melhor, o que contribui para tornar a pele mais radiosa. inclua-os profusamente em duas das suas refeições diárias.
4. Repor a hidratação depois de um dia ao sol.
Por mais hidratantes que sejam os protetores (e os atuais, felizmente, até são) toda a ajuda é pouca para ajudar a pele a recompor-se após um dia de praia. Pode usar um aftersun ou o seu creme de corpo preferido. Bónus: o bronzeado fica mais bonito e uniforme, e até dura mais.
5. Perguntar ao seu médico se os medicamentos que está a tomar são fotossensibilizantes.
Alguns medicamentos deixam a pele particularmente sensível ao sol e podem aumentar o risco de escaldão ou manchas na pele. Se está a seguir alguma medicação pergunte ao médico se pode apanhar sol e se precisa de aumentar o fator de proteção dos seus solares.
6. Aplicar protetor solar mesmo na cidade.
E reaplicá-lo antes de ir almoçar na esplanada. Qualquer dermatologista lho dirá: o melhor gesto antienvelhecimento que pode fazer é proteger a pele dos raios solares, 365 dias por ano. Os raios Uva, que envelhecem a pele, não tiram férias, nem mesmo no inverno. aplique o protetor depois do creme de dia ou hidratante e antes da maquilhagem. Se usa só um BB ou CC Cream o protetor solar deve ser aplicado antes. E à hora do almoço, para estar na esplanada? Se não está maquilhada, reaplique simplesmente o protetor. Caso contrário aplique um protetor com cor ou em versão compacto.
Beleza
|6 Gestos que salvam a sua pele (o ano inteiro)
Meia dúzia de coisas muito simples mas que fazem toda a diferença na saúde, conforto, juventude e aparência da pele.
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites