Chama-se Face Gym – à letra ginásio facial – e não se trata de uma limpeza facial tradicional, mas um ‘treino completo’ usando técnicas de massagem intensa que estimulam a circulação sanguínea, ferramentas inovadoras e produtos de alta qualidade, em que mais de 40 músculos faciais são tonificados.
A ideia de quem ‘se tonifica o corpo porque não tonifica o rosto?’ parece ter ganho força em todo o mundo e, embora haja institutos em vários países que se dedicam a esta modalidade, a verdade é que dá para fazer em casa.
Basta ir ao YouTube e pesquisar por ioga facial e há dezenas de vídeos disponíveis, assim como fazer o download de aplicações como a FaceYogi ou a Luvly que vão orientam a prática. É claro que já há todo um mercado a despontar de ‘imprescindíveis’ como os rolos de jade ou de quartzo rosa que custam pequenas fortunas. E se lhe dissermos que o negócio nos EUA já chegou aos 5 mil milhões de dólares.
E como não poderia deixar de ser, quando qualquer coisa está em modo ‘trending’, isso quer dizer que são muitas as celebridades já aderiram, entre elas estão Bella Hadid, Selena Gomez, Ellie Goulding ou Ellen Pompeo. Mas não pense que isto é um interesse exclusivo do mundo feminino, no Dubai, refere o Economist, a fundadora do Face Flex, relata que 45% dos clientes são homens.
Se para começar a fazer exercício físico deve consultar o seu médico de família para ver se não limitações, també para esta modalidade facial, os dermatologistas têm vindo a alertar que tocar no rosto com muita frequência pode provocar acne ou hipersensibilidade. Antes de mergulhar nesta moda, veja a opinião de um especialista médico.