Durante meses adormeceu sobre uma pilha de livros sobre Marilyn Monroe enquanto via os filmes protagonizados pela loura mais famosa do cinema. Tentava absorver por osmose a sua personalidade, forma de falar e movimento ondulante. Vestir a pele da mulher mais sexy do mundo, um ícone de sensualidade com lugar reservado no panteão da sétima arte era no mínimo um desafio, no máximo uma passagem directa para o tapete vermelho dos óscares. Um risco que Angelina Jolie e Scarlett Johanson recusaram correr, consta. Com menos a perder, Michelle Williams aceitou o desafio. Pagou o preço e confessou ter ficado à beira da depressão, um pouco à imagem da Marilyn emocionalmente insegura e dependente de fármacos que encarna no filme.
Receba ou não o óscar, Michelle já arrecadou um Globo de Ouro na categoria Comédia ou Musical, naqueles que são os prémios mais importantes do cinema americano a seguir aos óscares. Michelle Williams já tinha mostrado talento em ‘Shutter Island’, ‘Blue Valentine’ e claro, em ‘O Segredo de Brokeback Mountain’ que lhe valeu uma nomeação para melhor atriz secundária em 2006. Foi aí também que conheceu o ator Heath Ledger, de quem teve uma filha, Matilda Rose. Ficaram noivos mas separaram-se em 2007. Ledger, recorde-se, morreu um ano depois com uma overdose de medicamentos.
Mas se Marilyn era a persona de Norma Jean, quem é a mulher por trás da atriz Michelle Williams? Uma rapariga simples, diz ela. Que coleciona livros raros, tem genes noruegueses e gosta de fazer coisas estranhas no duche, como beber café ou um batido ao pequeno-almoço. Com Marilyn percebeu o prazer de sentir as cabeças masculinas virarem-se à sua passagem – o poder da sedução – mas garante que continua a mesma rapariga simples que acredita que tudo está ligado e tem um sentido se procurarmos por ele.
A Minha Semana com Marilyn
O filme de Simon Curtis estreou no passado dia 5 e conta com um elenco impressionante de estrelas, como Emma Watson, Julia Ormond, Judi Dench e Kenneth Branagh na pele de Laurence Olivier. É baseado nas memórias de Colin Clark, assistente de Marilyn e de Laurence Olivier durante a rodagem de ‘O Príncipe e a Corista’, em 1956. Michelle Williams é uma forte candidata aos óscares, no dia 26 de fevereiro, concorrendo com Meryl Streep que faz de Margaret Tatcher em ‘A Dama de Ferro’. Pode ver o trailer aqui.