Ruby Barker interpretou Marina Thompson nas duas primeiras temporadas da famosa série de época, da Netflix. A atriz assume agora que sofreu com problemas de saúde mental durante as filmagens e que não recebeu qualquer tipo de apoio por parte da produção.
“Bridgerton” é uma das séries de maior sucesso da Netflix. Os romances e as intrigas da alta sociedade da regência londrina atravessaram fronteiras e lançaram todo o seu elenco para o estrelato. Os atores tornaram-se celebridades de um dia para o outro, e passaram a ser o foco de milhões de pessoas. Ora, esta é uma pressão com a qual não é fácil lidar. Certo é que nem todos souberam gerir e que se repercutiu em alguns dos protagonistas, afectando a sua saúde mental. Foi o caso de Ruby Barker.
Aos 26 anos, Ruby confessou que a sua saúde mental começou a sofrer ainda durante as filmagens do drama de época.
“Durante as filmagens, estava a deteriorar-me. Era um lugar realmente atormentador para mim porque a minha personagem estava tão alienada, tão ostracizada, sozinha nestas circunstâncias horríveis”, reconheceu.
A estrela explicou, numa entrevista a um podcast, que “quando fui para o hospital, uma semana depois de filmar a primeira temporada, tudo foi realmente encoberto e mantido em segredo porque a série estava a sair”.
Ruby denunciou o comportamento dos responsáveis pelo programa, afirmando que “nem uma única pessoa da Netflix ou da Shondaland, desde que tive dois surtos psicóticos naquele programa, me contactou ou enviou um e-mail para me perguntar se estou bem ou se preciso de algum acompanhamento ou apoio”. A intérprete de Wolfblood insistiu que “ninguém” se dirigiu ou se preocupou com ela, deixando-a mostrar a dor que essa atitude lhe causou.
A artista passou vários meses no hospital e a sua alta coincidiu com a estreia da série. A sua vida começou a mudar a um ritmo vertiginoso à medida que a ficção começou a atrair a atenção do público. Foi uma mudança radical, que a deixou muito abalada. “A minha vida estava a mudar drasticamente de um dia para o outro e, no entanto, não havia qualquer apoio, e ainda não houve qualquer apoio durante todo este tempo”, afirmou. Longe de atirar a toalha ao chão, a atriz esforçou-se por “agir como se estivesse bem“, repetindo para si própria que “estou bem. Posso trabalhar. Eu posso trabalhar.“
Ruby confessou pela primeira vez os seus problemas de saúde mental num post do hospital em maio de 2022. Nele, a jovem explica que “tenho estado muito mal há muito tempo” e que tem estado “a lutar desde The Bridgertons”. Ela reconheceu que “as pessoas costumavam dizer-me para não ser tão dura comigo mesma e eu nunca soube o que isso significava”.
Finalmente, a jovem apercebeu-se de que, por vezes, é preciso parar para ver as coisas em perspetiva e não se culpar pelas coisas. “Vou fazer uma pequena pausa e quero encorajar os outros, se estão a sofrer, por favor façam um favor a vocês próprios: façam uma pausa. Não sejam tão duros convosco”, explicou na altura.
Acrescentou que, infelizmente, há pouco conhecimento sobre os problemas de saúde mental e que ela própria não sabia o que lhe estava a acontecer. “As pessoas não sabem como falar de saúde mental e eu compreendo isso, eu era uma dessas pessoas. Sentia-me irritada, zangada, frustrada, carregava um trauma intergeracional, havia muita coisa em mim e agora tenho um diálogo e quero falar sobre isso.” Ruby afirmou enfaticamente quais eram as suas intenções. “Quero sobreviver e vou sobreviver. E vocês também vão sobreviver”, concluiu.
Na altura, a artista enviou também uma mensagem de agradecimento a Shonda Rhimes, produtora executiva de The Bridgertons, por “me ter dado uma oportunidade e me ter salvo”, mas agora quis denunciar a falta de apoio e de humanidade que tiveram num momento tão delicado, tanto a plataforma digital como a produtora, que não se pronunciaram sobre o assunto. Os comentários de Ruby surgem antes do lançamento da terceira temporada da série, cuja estreia está prevista para 2024.
Ruby não é a primeira atriz da série a abrir-se sobre a sua saúde mental e a falar publicamente dos seus sentimentos. Simone Ashley, que interpreta a atrevida Kate Sharma na segunda temporada, também quis partilhar o período negro que viveu após uma separação, antes do início das filmagens.
Saúde mental: atriz de Theertos denuncia falta de apoio