
Agora, mais do que nunca, a sociedade deve mudar certos hábitos e olhar para as atividades individuais de uma forma coletiva. Para mim, enquanto designer de interiores, criar um ambiente funcional e que vá ao encontro das expectativas dos clientes é uma prioridade. Contudo, nos tempos atuais, é preciso pensar na utilização de recursos naturais nestes espaços, de modo a não prejudicar as próximas gerações.
É possível conseguir ambientes tranquilos, harmoniosos e elegantes com este pensamento sustentável e ainda ajudar os clientes a levarem esta ideia para outras pessoas. Por isso mesmo, deixo cinco conceitos sustentáveis importantes para levar a cabo uma remodelação consciente.
Inspirações são apenas inspirações
Evite gastos e desperdícios desnecessários. Muitas vezes, ao comprar um imóvel, as pessoas criam muitos planos e ideias sobre como ele vai ficar depois de arrumado, com base em imagens das redes sociais. Porém, as pesquisas na Internet pode ser contraproducente: para fazer algo semelhante, os imóveis deveriam ser do mesmo tamanho, proporção etc. O grande problema é que poucos percebem que cada projeto é feito de uma determinada forma, conciliando técnicas específicas com as necessidades de cada ambiente. Para que o resultado final desejado se assemelhe ao que encontram online, é preciso consultar profissionais que saibam fazer o melhor aproveitamento de espaço, com a harmonia das cores e planeamento do mobiliário, definindo a iluminação cénica ou diária, conhecendo as tendências de mercado, entre outras coisas.
Menos desperdícios com um projeto 3D
Uma boa solução, antes de iniciar a obra, é analisar um projeto com a tecnologia em 3D. Este tipo de trabalho minimiza os impactos financeiros que possíveis mudanças podem trazer se forem feitas diretamente na obra. Desde uma mudança de cor que, na teoria, poderia agradar, mas visualmente não, até ao aproveitamento do espaço em si. Caso não haja alterações e o processo avance, a execução da obra torna-se mais pontual.
Revestimentos naturais
Hoje em dia já existem revestimentos feitos com reaproveitamento de fibra de coco, que são bons exemplos de solução sustentável. Quando aplicados no espaço com tonalidades claras e efeitos 3D, eles ajudam a traduzir perfeitamente estas ideias, fazendo uma ligação impecável entre decoração e sustentabilidade.
Reaproveitamento
A reutilização de peças que possibilitam novos usos é uma forma assertiva de pensar na decoração do ambiente e no futuro. Como aliado nesta composição, vale apostar em peças como, por exemplo, mesas pintadas, módulos de containers e até mesmo caixotes de feira como floreiras e pendentes. Mas o que está em alta são os cachepots, utilizados nas plantas, em geral. Além das kokodamas e das fibras naturais reutilizadas para vestir as plantas em composições internas. Assim, conseguimos compor projetos com a produção de recursos renováveis e manter todo o encanto que um plano de decoração exige.
Madeira de reaproveitamento
Mesas, aparadores e peças decorativas feitas com madeiras de reflorestamento também são ótimas fontes para a inspiração sustentável. Além de sustentáveis, estas peças são extremamente bonitas e dão um toque rústico e moderno aos ambientes.