Desejos como “Quero ganhar mais. Quero subir na empresa. Quero mudar de trabalho. Quero melhorar o meu desempenho”, são bastante comuns entre os profissionais de mercado.
Contudo, poucos estabelecem uma estratégia clara sobre como alcançar esses objetivos e como alcançar as suas metas, nunca passando da teoria à ação.
Deixo neste artigo, algumas estratégias simples para que possa alcançar os seus próximos passos de carreira, com uma estratégia clara e consistente.
1 – Compare a sua trajetória profissional atual com a que deseja alcançar no futuro
Se sabe que seu objetivo final é atingir um cargo de liderança ou de maior responsabilidade, existem pré-requisitos bem conhecidos para estar apto para esse tipo de cargos. Por exemplo, conhecimentos ténicos específicos, presença executiva, sucesso mensurável liderando iniciativas de importância estratégica, aptidões sociais concretas (como liderança, inteligência emocional, entre outros). Dependendo do tipo de empresa para a qual deseja trabalhar, é possível que precise de experiência profissional em empresas idênticas do setor.
2 – Faça uma verificação das referências e recomendações das suas empresas anteriores
Ter referências profissionais sempre à mão é uma considerável mais-valia, as referências são um fator importante (e negligenciado) nas decisões de contratação. Manter contato com suas referências também é uma maneira inteligente de nutrir a sua rede de networking. Finalmente, e mais relevante para o tópico deste post, ter uma comunicação aberta com suas referências dá-lhe uma visão poderosa sobre seu potencial de carreira.
Na abordagem junto das suas referências profissionais para obter um feedback sincero, tenha em mente o trabalho final para que possa ser avaliado em relação ao trabalho que deseja.
3 — Pergunte a um recrutador o seu valor de mercado
Se está a ser contactado por recrutadores para empregos que não deseja ou que acha que não correspondem ao seu perfil (por exemplo, muito júnior, fora de sua especialidade), esse é o feedback em tempo real de como o mercado o vê de forma diferente daquela que se vê a si mesm. Isso pode ser resultado de um currículo mal redigido ou que não tem em conta os seus atuais objetivos de carreira. Ou pode ser que não tenha mantido o perfil do LinkedIn otimizado para corresponder ao seu valor atual e funções-alvo que pretende alcançar.
4 — Fale com amigos próximos, familiares ou contrate um mentor/coach para o apoiar na escolha da sua carreira ideal
Este conjunto de pessoas podem dar-lhe um ponto de vista diferente, mas igualmente valioso, sobre sua carreira. Eles têm uma ideia sobre os seus interesses, por exemplo, o que gosta de ler, as atividades nas quais participa apenas por diversão… Os seus amigos também conhecem os seus melhores atributos pessoais, que podem ser tão naturais para si que os ignora e não percebe que podem ser também valiosos atributos profissionais.
5 — Pergunte a si mesmo o que quer
Reunir informações diferentes sobre o estado da sua carreira e o que deve fazer a seguir é útil para debater opções e garantir uma análise crítica. No entanto, não substitui a necessidade de se questionar a si mesma sobre o que realmente quer para a sua vida. Reserve um tempo tranquilo para refletir sobre o que quer, porque quer e quando vai trabalhar nesse sentido (definir prazos, etapas e pessoas envolvidas, bem como os recursos necessários, são passos fundamentais no desenrolar do processo).
Lembre-se que: acima de tudo, um sonho não passa a meta se não tiver por base um plano de ação, com prazos e métricas definidas.
Lúcia Palma
Coach ICC n.º 14551