No decurso das nossas vidas, todas atravessamos períodos saudáveis, mas também, com maior ou menor grau de gravidade, somos contempladas com fases de doença. Fazemos um reforço positivo para que possamos desfrutar de uma boa saúde durante maior parte do nosso tempo. E procurar prevenir que situações de doença possam surgir em circunstâncias onde é mais difícil a sua gestão.
Cancro é uma palavra pesada, que não queremos ouvir. Dentro dos vários cancros com incidência exclusiva ou particular na mulher – por exemplo, mama, útero e ovário – há atitudes que podemos tomar e que aqui enumeramos, como médicas que acompanham algumas destas doenças oncológicas, que podem influenciar duas dimensões: prevenção e gestão da doença. Deixamos uma lista de conselhos a reter para cada uma.
Cuide de si. Somos únicas e as nossas necessidades também. Viva uma vida saudável. Exija um acompanhamento cuidado durante as suas fases de doença. Um cancro é hoje, na grande maioria dos casos, um desafio superável, sendo importante que possa ser conhecido o mais rapidamente possível.
Conselhos sobre prevenção
- Procure manter-se ativa e fazer uma dieta saudável.
- Mantenha um peso saudável.
- Evite o álcool e o tabaco.
- Realize as vacinas indicadas pelo plano nacional de vacinação. Lembre-se que a infeção pelo vírus da hepatite B ou pelo vírus do papiloma humano (HPV), para as quais existem vacinas, causam cancro. O vírus da VHB aumenta o risco de cancro do fígado, enquanto o HPV está relacionado com o aparecimento do cancro do colo do útero, entre outros.
- Evite a exposição solar excessiva e use protetor solar.
- A amamentação também tem uma função protetora.
- Cumpra as normas de segurança quando houver exposição a substâncias de risco no seu local de trabalho ou em outros ambientes.
- Se tem história familiar de cancro converse com o seu médico e planeie as medidas de vigilância que deverá cumprir.
- Discuta com o seu Médico de Família quais os rastreios indicados para o seu grupo etário.
Conselhos sobre gestão da doença
- Participe ativamente e com a sua Equipa Multidisciplinar na discussão do plano de cuidados para que este seja personalizado e vá ao encontro das suas características e preferências.
- Mantenha-se atenta aos sinais do seu corpo – se notar algum sinal ou sintoma inesperado, contacte a sua Equipa Assistente. A deteção precoce melhora a sobrevivência e a qualidade de vida.
- Se está doente, mas gostava de ser mãe converse com a equipa médica que a acompanha.
- Seja cuidadosa com a alimentação e com eventuais suplementos e terapias, discuta com o seu Médico Assistente se são adequados para a sua situação clínica e compatíveis com o seu tratamento oncológico.
- Sempre que tenha dúvidas coloque-as ao seu médico. Peça ajuda sempre que necessário. Acredite que não está sozinha!
- Cumpra as indicações da equipa que a acompanha.
Conselhos sobre a sua saúde mental
- Partilhe com o seu Médico Assistente as suas preocupações e faça todas as perguntas que sentir necessárias.
- Não tenha receio de pedir ajuda à família, aos amigos, aos colegas e à Equipa de Profissionais de Saúde.
- Discuta com o seu Médico Assistente que tipo de iniciativas podem fazer sentido no seu caso, por exemplo grupos de apoio, meditação, consulta de psicologia, medicação, entre outras.
- Existem associações de doentes com as quais pode colaborar, ajudando-se a si própria e a outras mulheres nas mesmas circunstâncias. Se sentir vontade de colaborar mostre-se disponível à equipa assistencial, converse sobre esse interesse.
- Dedique algum tempo a si mesma. Cuide de si com carinho.
Como cuidar de mim
- Esteja atenta aos sinais e sintomas de alarme. Sempre que lhe pareça que algo não está bem ou que surjam dúvidas, não hesite em procurar o médico.
- Procure informar-se sobre a sua saúde, sobre a sua doença, sobre rastreios, o seu tratamento, sobre os recursos e direitos de que pode beneficiar. Uma mulher informada consegue tomar melhor conta de si.
- Seja paciente consigo própria – a maioria das mulheres sente-se diferente após um diagnóstico e tratamento de cancro, a ansiedade é comum e as alterações na performance e no corpo podem levar muito tempo a recuperar.
- Tente lembrar-se de ser generosa consigo e com o seu corpo. Procure integrar nos seus dias atividades e pessoas que a façam feliz.
- Se houver suspeita de tumor associado a risco familiar faça o estudo recomendado. Se forem encontradas alterações, essa informação pode ser importante para si e para os seus familiares.
- Nunca se esqueça de que hábitos de vida saudáveis podem salvar vidas!
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.