Para encontrar o príncipe encantado é preciso beijar muitos sapos. Esta é uma história que ouvimos vezes sem conta e que, agora, a Ciência comprova.
Um grupo de cientistas da Universidade de Oxford concluiu que o beijo ajuda as mulheres a encontrar o homem ideal, pois permite avaliar o potencial genético do parceiro. O beijo permite recolher informações sobre a qualidade genética do candidato a Sr. Certo, através do cheiro e gosto, para além de avaliar a saúde em geral, determinando se o casal é compatível.
A pesquisa chegou, ainda, à conclusão que os participantes que mais valorizam o beijo são mais exigentes quando escolhem os parceiros. No inquérito, publicado na revista Human Nature, foram entrevistados mais de 900 adultos para responder à questão "o que há num beijo?"
Para além ser um bom indicador, quando se escolhe o parceiro, beijar também ajuda a manter a relação. Segundo o mesmo estudo, os beijos mantêm os casais unidos e até reforçam os afetos. A frequência com que são dados pode estar mesmo relacionada com a qualidade da relação.
Os investigadores ainda tentam encontrar uma explicação para o facto do ato de beijar ser exclusivo dos humanos. São as mulheres, mais do que os homens, que consideram o beijo como fundamental as relações. Também somos mais seletivas quando escolhemos um companheiro, talvez pelo esforço e tempo que temos que dispender durante o crescimento dos filhos.