As mulheres que decidem colocar implantes mamários podem sentir uma melhoria na sua vida sexual, após o procedimento.
O cirurgião plástico brasileiro Paulo Guimarães e alguns dos seus colegas fizeram um inquérito a 45 mulheres que se submeteram a cirurgias de aumento mamário. As participantes responderam ao questionário antes da operação e depois de 2, 4 e 18 meses do procedimento. O objetivo era avaliar possíveis variações no desejo sexual.
Nove mulheres que ficaram com estrias – que podem ocorrer quando o implante é significativamente maior que o tamanho original da mama – não relataram nenhuma melhoria na qualidade da sua vida sexual. Já as 36 mulheres que ficaram satisfeitas com o resultado final da operação referem melhorias ao nível da excitação e mostraram-se muito mais satisfeitas com a sua vida sexual.
É o facto da mulher gastar dinheiro no seu corpo que a faz ter mais inicitiva no quarto, segundo Tomi-Ann Roberts, professora de psicologia da Colorado College, em declarações ao britânico Daily Mail. "Quando fazemos um grande esforço e gastamos uma grande quantidade de dinheiro e tempo em algo, tendemos a justicar esse empenho. As boas sensações chegam por causa do esforço que fizemos e não pela coisa em si. Aqui estão 45 mulheres que gastaram uma grande quantidade de dinheiro, tempo e esforço para aumentar os seios porque os media as convenceram que são inadequados."