![Garnier-18.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/2325564Garnier-18.jpg)
O projeto “Hora do Sol Saudável” é uma iniciativa levada a cabo pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e pela Garnier Ambre Solaire, com o apoio do Ministério da Educação e da Ciência. O projeto visa sensibilizar as crianças do 1.º ciclo do ensino básico – público e privado – de todo o país e ilhas, para a proteção solar e para a prevenção do cancro da pele.
Na apresentação do projecto, o Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, o Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Francisco Cavaleiro de Ferreira, e o Country Manager da L´Oréal Portugal, Rodrigo Pizarro, apresentaram o projeto e os seus objetivos e construíram, juntamente com as crianças desta escola, um relógio com a hora do sol saudável como marco simbólico desta causa. O evento contou, também, com a presença da embaixadora da Garnier, Sónia Araújo.
O Projeto “Hora do Sol Saudável” tem como objetivo transmitir aos alunos mais jovens da comunidade escolar as principais mensagens sobre a proteção solar e alertar para o risco de melanoma (cancro da pele).
A iniciativa tem um concurso associado, no qual se pretende premiar os três relógios solares mais criativos, concebidos a partir de materiais reciclados. O concurso foi oficialmente lançado no dia 13 de maio e as escolas interessadas puderam formalizar as suas candidaturas através do site www.horadosolsaudavel.pt, até ao passado dia 23 de maio.
No total, mais de meio milhão de alunos das escolas do 1.º ciclo do ensino básico de todo o país e ilhas foram convidadas, via Ministério da Educação e da Ciência, a participar na iniciativa “Hora do Sol Saudável”. Até ao momento, estão envolvidas cerca de 10 mil crianças, que já receberam um kit informativo sobre o tema como suporte à inscrição no concurso e à criação do relógio solar, bem como produtos protetores da Garnier Ambre Solaire. O projeto conta, nesta data, com 428 escolas inscritas de norte a sul do país, incluindo a Madeira e os Açores.
Contando com o apoio do Ministério da Educação e da Ciência, esta iniciativa apresenta um conceito pedagógico e socialmente responsável, que pretende alertar as crianças, professores e educadores para os perigos de uma incorreta exposição ao Sol. Esta campanha pretende também mostrar que o Sol em excesso é perigoso, ensinando a população a distinguir entre exposição solar benéfica e exposição solar excessiva e perigosa.
“Num país onde, felizmente, gozamos de uma enorme exposição solar, a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem uma enorme preocupação com a prevenção do cancro da pele. Todos os anos, procuramos informar e sensibilizar toda a população para a necessidade de uma adequada proteção contra a radiação solar”, afirmou Francisco Cavaleiro de Ferreira, Presidente da LPCC. “Campanhas como a “Hora do Sol Saudável” são, por isso, ferramentas essenciais para a consciencialização e adoção de comportamentos adequados, sendo estas cruciais junto das crianças de modo a garantir que estas incorporam no seu processo de crescimento e formação hábitos de proteção solar corretos e saudáveis”, acrescentou.
“Todo o projeto foi montado com o objetivo final de cativar a comunidade escolar para a ideia de que só algumas horas do Sol são saudáveis e daí a construção dos relógios solares, complementando esse alerta com um conjunto de informação científica traduzida em 15 regras muitos simples e de fácil aprendizagem pelas crianças, na esperança de que estas sirvam também de divulgadoras junto dos seus familiares e amigos mais velhos”, explicou Rodrigo Pizarro, Country Manager da L´Oréal Portugal detentora da Garnier Ambre Solaire, uma marca que tem investido fortemente na pesquisa e fabrico de produtos que ajudam a proteger a pele dos eventuais malefícios da exposição solar.