Se já ouviu dizer que poderia queimar tantas ou mais calorias fazendo amor do que pelo mesmo tempo de exercício físico num ginásio, saiba que… não é verdade.
Uma equipa de cientistas canadianos da Universidade do Quebèc em Montréal quis comprovar a veracidade da velha crença e descobriu que fazer desporto queima até três vezes mais calorias do que uma tórrida e (fisicamente) intensa sessão de sexo.
Para a experiência, 21 casais com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos foram equipados com medidores de gastos energéticos. Foi-lhes pedido que fizessem uma sessão de jogging de 30 minutos, a um ritmo médio, e que fizessem amor uma vez, em casa – em vez de o fazerem em laboratório, para que o comportamento fosse o mais natural possível e os resultados não fossem influenciados.
Os dados foram depois comparados e concluiu-se que, enquanto 30 minutos de jogging fazem uma mulher perder, em média, 213 calorias, o sexo só queima 69. Anthony Karelis, um dos autores da pesquisa, explicou: "Fazer amor com uma intensidade moderada requer mais esforço físico do que marchar a uma velocidade de 4,5km/hora mas não tanto como uma sessão de jogging."
Mais um mito que – infelizmente – cai por terra.